Evento conta com a presença dos três maiores tribunais do país
Em São Paulo, a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Conciliação foi realizada no Memorial da América Latina. Representantes dos três maiores tribunais do país e do Conselho Nacional de Justiça participaram da sexta edição do evento.
O evento que acontece até o dia 2 de dezembro em todo o país é uma parceria entre os tribunais e o Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é solucionar processos por meio de um acordo.
Segundo o conselheiro do CNJ, juiz federal Silvio Luís Ferreira da Rocha, “esse evento é importante para a Justiça, porque é uma forma de você dar ao cidadão um acesso facilitado, uma solução dos seus problemas. E nós temos nesta semana, exatamente, a exaltação da conciliação como uma forma de solução dos problemas que não dependam, necessariamente, de um pronunciamento judicial”.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região realizará cerca de 800 audiências na capital. Juízes e conciliadores treinados vão ajudar a solucionar processos relativos à Previdência Social, ao Sistema Financeiro da Habitação e ao FIES – o crédito de financiamento estudantil. “A vantagem é que nós podemos realizar conciliação sem a presença do juiz, de modo que ele não se ausente da jurisdição para também atuar na fase de conciliação”, afirma o desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3.
Pedidos de benefícios por incapacidade como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez são prioridade. A grande vantagem da realização do acordo em processos previdenciários é a concessão imediata do benefício. Para a maioria, a conciliação é o momento ideal para solucionar um problema.
De acordo com o desembargador Antonio Cedenho, “a expectativa é a mais promissora possível. Em termos de percentual a ideia é que se chegue a 60 ou até 70% nos acordos feitos aqui”.
Assessoria de Comunicação
*Assista à reportagem em vídeo - clique aqui

Esta notícia foi visualizada 2043 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br