São 150 vagas (100 para conciliadores e 50 para instrutores) e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro
Dois cursos coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e com o Gabinete da Conciliação do TRF3 acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de setembro, com a finalidade de ampliar o atendimento à população em casos passíveis de conciliação.
O primeiro será de "conciliadores" e terá como público-alvo os servidores e a população em geral, interessados em trabalhar como voluntários nas ações promovidas pelo Tribunal e Seções Judiciárias. Já o segundo, será destinado à formação de "instrutores" e este está direcionado para juízes e servidores que poderão atuar como multiplicadores para o treinamento de novos conciliadores.
A abertura das inscrições será precedida de palestra informativa que será realizada no dia 13 de setembro de 2012, no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, às 11 horas, a todos os interessados, para apresentação da proposta do curso, das atividades inerentes às funções de instrutor e conciliador, do perfil desejado para o instrutor e para o conciliador da Justiça Federal e das obrigações que serão exigidas dos aprovados no curso.
No total serão 150 vagas (100 para conciliadores e 50 para instrutores) e as inscrições podem ser feitas no período de 13 a 20 de setembro de 2012, da seguinte forma:
- servidores do Tribunal Regional Federal por meio da intranet, na página “Desenvolvimento” da Secretaria de Gestão de Pessoas.
- magistrados e servidores da Seção Judiciária de São Paulo no endereço: www4.trf3.jus.br/sjsp/index.php - inscrição online
- magistrados e servidores da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul e público externo pelo endereço eletrônico: treinamento@trf3.jus.br
A relação dos inscritos será divulgada no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (www.trf3.jus.br) no dia 21/09/12.
Alguns requisitos são necessários para realizar o curso e atuar como conciliador:
-ser maior de 18 anos;
-ser bacharel ou estar regularmente matriculado em Universidade ou Faculdade Pública
ou Particular, em curso de nível superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, a partir do
3º ano ou 5º semestre. Para o curso de formação de instrutor é necessário ser bacharel ou
estar matriculado em curso de Direito a partir do 4º ano ou 7º semestre;
-não possuir antecedentes criminais;
-não estar sendo demandado em ação de natureza cível na Justiça Federal;
-não representar órgão de classe ou entidade associativa;
Pela primeira vez, desde a criação das centrais de conciliação, a Justiça Federal desenvolveu material com conteúdo programático único e padronizado para as questões sujeitas à conciliação em âmbito federal. O TRF3 sediará este treinamento único e receberá juízes e servidores das cinco regiões da Justiça Federal.
Para mais informações, consulte o edital clicando aqui. Consulte, ainda, a notícia anterior sobre o tema clicando aqui.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2823 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br