Tribunal foi o vencedor na categoria “Justiça Federal” com duas práticas adotadas na pacificação de conflitos
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi o grande vencedor do III Prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria “Justiça Federal”.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de dezembro no plenário do CNJ em Brasília.
O TRF3 foi vencedor com duas práticas implantadas na Justiça Federal da Terceira Região. A primeira trata-se da conciliação pré-processual sob o título "Reclamação pré-processual - uma alternativa de prestação jurisdicional célere e econômica à solução de litígios" e outra sobre o trabalho desenvolvido na Central de Conciliação da Justiça Federal de Campo Grande com o título "Das práticas autocompositivas da Cecon/MS, instalada em campus universitário".
A conciliação pré-processual consiste na tentativa de realização de um acordo para pacificar um conflito antes que ele se transforme em um processo judicial. Já a Cecon de Campo Grande/MS foi a primeira central de conciliação instalada em uma universidade, fruto de trabalho conjunto entre a Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, o Gabinete da Conciliação e o TRF3, em parceria inédita com a Universidade Anhanguera-Uniderp. O atendimento ao público é realizado por servidores treinados, estudantes e conciliadores voluntários.
O presidente do TRF3, Newton De Lucca, e a desembargadora federal Daldice Santana, coordenadora do Gabinete da Conciliação, foram convidados para receberem o prêmio na solenidade. No ofício encaminhado ao tribunal, o conselheiro do CNJ, Neves Amorim, cumprimentou o TRF3 pela implantação de boas práticas no trabalho da conciliação.
Edmilson Gomes
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1451 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br