Programa traz ranking com as melhores práticas de sustentabilidade nas empresas brasileiras
A desembargadora federal Consuelo Yoshida, coordenadora da Comissão de Gestão Ambiental da Justiça Federal da 3ª Região, recebeu na última quinta-feira, dia 1º de agosto, o prêmio Benchmarking Pessoas. A homenagem foi prestada dentro da 11ª Edição do programa Benchmarking Brasil que reconhece, certifica e compartilha experiências socioambientais aplicadas nas instituições brasileiras.
Neste ano, o evento foi realizado no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e contou com quatro categorias: Benchmarking Pessoas, Benchmarking Júnior, Benchmarking Artes e Benchmarking Brasil.
Coordenadora e professora de cursos de especialização em Direito Ambiental na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a desembargadora federal Consuelo Yoshida foi contemplada na categoria que reconhece e homenageia pessoas que transformam realidades com suas interferências pessoais e profissionais. Ela introduziu na área acadêmica a gestão ambiental estratégica. Paulo Nogueira Neto, primeiro secretário geral do meio ambiente do país, também foi homenageado na categoria.
Ao receber o prêmio, a magistrada defendeu a gestão estratégica da sustentabilidade nas instituições. “É preciso que as empresas incorporem práticas ambientais no processo de produção, de comercialização e de transporte”, declarou.
A desembargadora também destacou a importância do TRF3 receber um evento que tem preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Ela lembrou que o órgão foi uma das primeiras instituições a receber o selo de ambiente livre de tabaco e tem uma Comissão Permanente de Gestão Ambiental.
Na categoria Benchmarking Junior, que reconhece os melhores projetos de inovações de alunos de cursos técnicos do nível médio e graduação, o primeiro lugar ficou com as alunas Jéssica Macedo, Talitha Teodoro e Tatiane Bianquini da Escola Técnica Trajano Camargo. O trabalho desenvolvido pelas estudantes propõe extrair etanol das moléculas de celulose das folhas de podas de árvores, colaborando para a destinação correta de resíduos e a diversificação de fontes de energia.
“A ideia surgiu quando uma lei foi revista no começo do ano, fazendo com que empresas e municípios fossem proibidos de descartar podas de árvores nos aterros sanitários. Tivemos a ideia de produzir etanol a partir das podas de árvores”, explica Tatiane Bianquini.
Na categoria Benchmarking Artes, a vencedora foi a artesã Rosely Ferraiol com obra “Grazi”, uma torre luminária feita com filtros de café usados. “Nunca imaginei que minha obra fosse a mais votada. Foi muito emocionante e gratificante. É o resultado do trabalho de muitos anos que comecei junto com prisioneiros”, declarou após a premiação.
Na categoria Benchmarking Brasil, uma comissão de 15 especialistas de oito países avaliou 150 empresas reconhecidas como detentoras das melhores práticas de sustentabilidade em 2013. A primeira colocação no ranking ficou com o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar).
O consórcio desenvolveu um projeto para o reaproveitamento de parte dos efluentes de uma cervejaria, que antes eram descartados no Rio Pedrinhas. A água é bombeada até uma lagoa de sedimentação da fábrica da Refinaria, que reaproveita cerca de 3.100 m³ de efluentes. Dessa forma, o Consórcio deixa de captar água subterrânea e reaproveita parte do que a cervejaria descartaria no rio.
Em dezembro de 2012, a fábrica deixou de consumir, por dia, mais de 2.100 m³ de água subterrânea. “A escassez de água, associada ao nosso maior valor que é o meio ambiente, fez a gente desenvolver essa prática”, afirmou Adonay Souza, engenheiro da Alumar.
Organizadora do Benchmarking Brasil, Marilena Lavorato destacou a participação do TRF3 no evento e afirmou ser fundamental a presença de novos segmentos no diálogo da sustentabilidade de forma contributiva. “Foi muito importante ter o Judiciário apoiando essa iniciativa que é de interesse de toda a sociedade”, disse.
Fotos: Edmilson Gomes/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
1 - Desembargadora federal Consuelo Yoshida recebe o prêmio Benchmarking Pessoas; 2 - Artistas premiados na categoria Benchmarking Artes; 3 - Estudantes premiadas na categoria Benchmarking Junior; 4 - Representantes das empresas do Benchmarking Brasil; 5 - Público do evento; 6 - O evento contou com a apresentação do Coral Trato no Tom e do Coral do TRF3, ambos sob a regência do maestro Valter Satomi. |
Wellington Campos
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3181 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br