A convite de Lygia Fagundes Telles, a Academia Paulista de Letras recebeu na quinta feira, (12), na sua sessão, o português Arnaldo Saraiva, que mora na cidade do Porto.
O professor e escritor Arnaldo Saraiva, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta, catedrático de Literatura Brasileira da Universidade do Porto (Portugal), tomou posse em 2009 como sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Arnaldo Saraiva nasceu em 1939, em Caselas, na Beira Baixa. É licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos com a tese "O Modernismo brasileiro e o Modernismo português".
Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).
Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris, estudou sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, e realizou estudos superiores em Urbino.
Como poeta, revelou-se em 1967 com Poemas, inserindo-se numa certa tendência da poesia concreta e experimental. A poesia de Arnaldo Saraiva é um dos mais reconhecidos exemplos da possibilidade de conciliação, numa escrita vanguardista, da intenção lúdica com a intenção social.
O presidente da APL, Antonio Penteado Mendonça presidiu a sessão que contou com a participação dos Acadêmicos, José Renato Nalini, Paulo Nathanael, Paulo Nogueira, Mafra Carbonieri, Raul Cutait, Maurício de Sousa, Anna Maria Martins, Fábio Lucas, José Gregori, Renata Pallottini e Julio Medaglia.
Esteve também presente à sessão o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca.
Fotos: Di Bonetti |
![]() |
Acadêmicos presentes na reunião realizada no dia (12/09) na Academia Paulista de Letras |
Academia Paulista de Letras

Esta notícia foi visualizada 1704 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br