Alunos visitaram as dependências do Tribunal e conheceram a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região recebeu nesta terça-feira, 15 de outubro, a visita de estudantes do 1º semestre do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A visita monitorada faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, coordenado pela Ouvidoria, que visa apresentar a estudantes universitários a estrutura e a competência da Justiça Federal da 3ª Região, além de mostrar o funcionamento de alguns setores da instituição.
A turma, composta por 28 estudantes, foi recepcionada pelo servidor da Ouvidoria, Paulo Eduardo Gonçalves Jimenez. Os alunos puderam conhecer o Plenário do TRF3 e assistiram a uma palestra ministrada pelos servidores Marco Aurélio Serau Junior e Artur Alexandre Pires do Nascimento, que conversaram com os estudantes sobre a estrutura e a competência da Justiça Federal da 3ª Região.
Os acadêmicos também conheceram a estrutura do Gabinete da desembargadora federal Cecília Marcondes e assistiram a uma sessão de julgamento da 10ª Turma, que trata de matéria previdenciária.
Na Universidade Mackenzie, as visitas aos órgãos do judiciário são organizadas pelo Centro Acadêmico João Mendes Junior. Segundo o estudante de Direito, Miguel Henrique Cavalcante, tesoureiro do Centro Acadêmico, a visita faz parte de um projeto que tem o objetivo de apresentar aos alunos as instituições jurídicas, além de “proporcionar um conhecimento maior para aqueles que queiram realizar um estágio futuro”.
“A minha expectativa é definir o que eu quero fazer, por isso estou fazendo essas visitas para definir realmente o que quero”, explicou a aluna Caroline Dias. O estudante Marcus Vinícius Fernandes Torres concordou com a colega de curso: “Esta visita ajuda na escolha e na decisão. Isso vai ser importante mais para frente para decidir a área de atuação, com certeza”.
Para o acadêmico Luis Felipe Xavier Krügner, as visitas servem para aprender como funcionam as instituições jurídicas, “para complementar minha aprendizagem em sala de aula”. A aluna Isabelle Valle Pereira já se definiu: “Eu quero ser juíza. Essas visitas estão ajudando muito e eu quero fazer estágio em todos os lugares”.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br.
Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3 |
![]() |
1 - Servidores do TRF3: Artur Alexandre Pires do Nascimento e Marco Aurélio Serau Junior ministraram palestra. Paulo Eduardo Gonçalves Jimenez recepcionou os alunos 2 e 3 - Estudantes visitam o Gabinete da desembargadora federal Cecília Marcondes 4 - Miguel Henrique Cavalcante, tesoureiro do Centro Acadêmico 5 - Estudantes: Marcus Vinícius Fernandes Torres e Isabelle Valle Pereira 6 - Estudantes: Caroline Dias e Luis Felipe Krügner 7 - Desembargadores federais que compõem a 10ª Turma entram para a sessão de julgamento 8 e 9 - Alunos acompanham a sessão de julgamento da 10ª Turma |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3633 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br