Palestra sobre as perspectivas e projetos da Enfam aconteceu na Escola Paulista de Magistratura
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca, compôs a mesa de honra da palestra “Perspectiva e Projetos da ENFAM”, proferida pela ministra do STJ Eliana Calmon, diretora geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado, realizada nesta terça-feira (29/10) na Escola Paulista de Magistratura. Também compuseram a mesa de honra o desembargador Walter de Almeida Guilherme, decano do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; o desembargador Samuel Alves de Melo Junior, presidente da Seção de Direito Público do TJ-SP; e a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, representando o diretor da EPM.
A ministra discorreu sobre as diretrizes adotadas pela Enfam durante a gestão 2012-2014, quando a Escola passou a oferecer o curso de Iniciação Funcional de Magistrados para juízes recém-empossados tanto nas justiças federal e estadual; os cursos teórico e prático sobre Improbidade Administrativa, com vista à capacitação da magistratura para o cumprimento da Meta 18 do Poder Judiciário; além de outras capacitações a distância e da qualificação presencial de relacionamento com a mídia. A Enfam prevê terminar 2013 com mais de seis mil magistrados capacitados.
“Por muito tempo, cada Poder agiu como uma ilha isolada, causando repetição de trabalhos e desperdício de recursos. Na concepção moderna de Administração Pública, devemos ter uma visão global, sistêmica. Dentro dessa perspectiva, o juiz deve refletir sobre as consequências de suas decisões na realidade. É preciso que os magistrados estejam capacitados e sejam conscientes de que suas decisões possuem consequências políticas”, destacou a ministra. “Hoje, com as tecnologias de comunicação de rede e a facilidade de acesso a informações, a magistratura tem conseguido romper seu isolamento. A Enfam tem colaborado para estruturar essas redes de contatos”, completou.
Fotos: Wellington Campos/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2231 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br