TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

30 / outubro / 2013
DESEMBARGADOR FEDERAL PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE LIVRO DE PRESIDENTE DO CIEE

Presidente do TRF3, Newton De Lucca, prestigia obra que traz artigos sobre desenvolvimento econômico e social, ética e recentes manifestações sociais nas ruas
 
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca, prestigiou na última terça-feira (29/10) a palestra e o lançamento do livro “Novo Nome da Paz” do presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o advogado Ruy Martins Altenfelder Silva, na sede da instituição em São Paulo.

A obra é uma reunião de artigos publicados pelo autor nos principais jornais brasileiros e trata de grandes temas da atualidade, propondo reflexões voltadas ao desenvolvimento econômico e social, com maior foco na questão ética. Entre os assuntos abordados estão questões de justiça social, as recentes manifestações sociais nas ruas das cidades e a ação penal 470 (caso do mensalão).

O título “Novo Nome da Paz” é emprestado do artigo publicado originalmente no Correio Braziliense. Ele abre uma série de reflexões e análises, que abrangem um amplo leque de questões, que vão desde os rumos do desenvolvimento nacional ao combate à corrupção e propostas para o resgate da qualidade da educação. O trabalho faz referências e se ampara nas encíclicas papais de João Paulo VI e Bento XVI, explicitadas no artigo que dá nome ao livro.

“A paz não deve se reduzir à ausência de guerra, mas na busca da justiça mais perfeita entre os homens. O movimento das ruas sinaliza para um divórcio entre as instituições e ponderáveis parcelas da população, por isso é indispensável considerar que a visão de paz não pode prescindir da ética. Em síntese, como concluiu Paulo VI, desenvolvimento é o novo nome da palavra paz”, diz autor.

Na palestra, o advogado citou o presidente do TRF3, Newton De Lucca, em dois momentos: quando tratou de liberdade de imprensa e de ética empresarial. “O desembargador trata com maestria o tema ética empresarial e desenvolveu um verdadeiro tratado sobre o assunto. Ela é essencial para a própria eficiência econômica da empresa. E a imprensa deve atuar com liberdade, mas não pode ignorar a ética e sua responsabilidade na disseminação das informações, principalmente, hoje, com a Internet”, comentou.

O magistrado agradeceu os elogios do autor e disse que o livro será uma instigante leitura para o público, uma vez que a palestra trouxe um breve resumo da obra. “Fico feliz em ver uma maior preocupação com a ética empresarial. Cada vez mais pessoas se unem para tentar uma reforma que não privilegie um capitalismo selvagem. Temos que escolher entre a prevalência absoluta da tecnologia, da exploração do homem sobre o homem, ou o caminho da ética responsável, da responsabilidade social da empresa”, disse o desembargador.

O livro traz ainda a análise de pontos ligados à empregabilidade dos jovens, à ética na política e ao aprimoramento das leis e da Justiça. A obra é editada pela Pax Spes. O autor é também presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) e do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
 

João Fábio Kairuz/ACOM/TRF3
Público prestigia palestra de lançamento do livro "Novo Nome da Paz" no CIEE


Edmilson Gomes
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2309 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br