TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

31 / outubro / 2013
ANUÁRIO DA JUSTIÇA FEDERAL É LANÇADO NO TRF3

Publicação faz uma radiografia dos cinco Tribunais Regionais Federais do país

A revista eletrônica Consultor Jurídico, com o apoio da Fundação Conrado Wessel, lançou nesta quarta-feira (30/10) o Anuário da Justiça Federal 2014 em cerimônia realizada no edifício sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que contou com a presença do presidente Newton de Lucca, do corregedor regional do TRF3, Fábio Prieto, e dos desembargadores federais Diva Malerbi, Cecília Marcondes, Johonson di Salvo, Cotrim Guimarães, Cecília Mello, José Lunardelli e Mônica Nobre.

Além dos magistrados do TRF3, também estiverem presentes o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça e ministro aposentado Cesar Asfor Rocha, o ex-presidente do TRF4 e desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, o ex-presidente da OAB-SP Luiz Flavio Borges D’Urso, que representou o presidente Marcos da Costa, e o advogado Américo Fialdini, presidente da Fundação Conrado Wessel, patrocinadora do Brazil Justice Yearbook.

O Anuário da Justiça Federal é um retrato de cada um dos cinco tribunais em ação. Reportagens e dados estatísticos mostram como cada corte vem trabalhando para atender a mais de um milhão de pedidos que tramitam nos gabinetes de seus desembargadores. No perfil dos 130 desembargadores e das 38 câmaras de julgamento em que atuam o leitor pode entender como pensam e quais as tendências nas suas decisões.

No mesmo evento, foi lançado também o Brazil Justice Yearbook, primeira e única publicação em inglês que explica o funcionamento do poder judiciário brasileiro e que traz o perfil de todos os ministros dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal, além de uma seleção das suas principais decisões. A reportagem de capa analisa os 25 anos da promulgação da Constituição Federal, discutindo os avanços e direitos alcançados pelos brasileiros e ainda os desafios que o país tem pela frente. Empresas multinacionais e embaixadas no Brasil e representações diplomáticas do país no exterior receberão a publicação, que também contou o apoio da Fundação Conrado Wessel.

Em seu discurso, o desembargador federal Newton de Lucca destacou a importância do Anuário: “Sempre fui favorável ao jornalismo investigativo, assim como sou plenamente favorável à divulgação das entranhas do Poder Judiciário. É isso que nós queremos, sim. Mostrar à sociedade civil quem somos e o que fazemos. E eu me congratulo profundamente com a qualidade dessas duas publicações”.

No perfil do presidente do TRF3 no Anuário, Newton De Lucca tratou da questão da celeridade no julgamento dos processos, grande cobrança feita atualmente ao poder judiciário. O investimento em conciliação e na criação de núcleo de apoio aos gabinetes foram iniciativas de sucesso destacadas pelo desembargador federal. "O trabalho da desembargadora federal Daldice Santana no Gabinete da Conciliação é um sucesso que já foi premiado e alcançou com folga as metas determinadas pelo CNJ". O presidente também elogiou o trabalho da Assessoria de Apoio aos Gabinete (ASAG), setor criado em sua administração que auxilia os gabinetes no julgamento das ações mais antigas.

Américo Fialdini, presidente da Fundação Conrado Wessel, disse em seu discurso: “A Fundação Conrado Wessel orgulha-se de ter ajudado a viabilizar o trabalho da Editora ConJur, que hoje lança aqui o Brazil Justice Yearbook e o Anuário da Justiça Federal. No papel de difusora da Ciência e da Cultura, a Fundação que presido considera essa cooperação entre o poder público e a iniciativa privada um exemplo do que se pode fazer em benefício da Sociedade.”

“A importância do Anuário é incontestável para todos que trabalham com o Poder Judiciário e também é relevante para a sociedade, que pode conhecer um pouco mais sobre a Justiça em suas páginas”, ressaltou o representa da OAB Luiz Flavio Borges D’Urso.

Ao final, o diretor da revista eletrônica Conjur, Márcio Chaer, agradeceu ao apoio da Fundação Conrado Wessel na publicação do Anuário da Justiça Federal e do Brazil Justice Yearbook, bem como ao TRF3, por sediar a cerimônia de lançamento.

Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3

1 - Cerimônia de lançamento do Anuário da Justiça Federal  e do Brazil Justice Yearbook

2 - Presidente do TRF3 Newton De Lucca

3 - Américo Fialdini, presidente da Fundação Conrado Wessel

4 - Ex-presidente do TRF4 e desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas

5 - Ex-presidente da OAB-SP Luiz Flavio Borges D’Urso

6 - Márcio Chaer, diretor do Conjur

7 - Ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça e ministro aposentado Cesar Asfor Rocha

8 - Plateia do evento repleta de autoridades.

 

Assessoria de Comunicação 
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 3352 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br