Sessão solene do Plenário do TRF3 marcou o início dos trabalhos de inspeção na Corte
Na manhã do dia 18 de agosto, foi realizada sessão solene que marcou o início dos trabalhos de inspeção da Corregedoria-Geral da Justiça Federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Presidida pelo desembargador federal Fábio Prieto de Souza, a solenidade contou com a presença do corregedor-geral da Justiça Federal, Ministro Humberto Martins.
Para o corregedor-geral, o principal objetivo da inspeção é aprender e transmitir o conhecimento entre os tribunais. “A inspeção tem uma função preventiva, orientadora, com o objetivo de realizar uma radiografia nos Tribunais Regionais Federais para buscar soluções e, também, aprender, compartilhando as boas práticas que certamente encontraremos no TRF3”.
Presidente da Corte, Fábio Prieto de Souza lembrou que o TRF3 lidera as estatísticas de produtividade e desempenho do Conselho Nacional de Justiça e que, neste ano, recebeu o prêmio o IDJus (Índice de Desempenho do Judiciário), do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), como o melhor tribunal de apelação do país.
O desembargador federal destacou que, em sua gestão, todos os magistrados investidos em cargos administrativos continuam a exercer as atividades jurisdicionais, contribuindo para a eficiência da Justiça Federal da 3ª Região. “Vossa Excelência, como corregedor, Ministro Humberto, não se afastou da jurisdição. Dá um bom exemplo para as novas gerações de Juízes”, disse Prieto.
Prieto disse confiar plenamente nos Desembargadores, Juízes e servidores da 3ª Região. “Nós queremos saber quais serviços da 3ª Região podem ser melhorados. E a inspeção é um bom indicador”.
Inspeção
A inspeção do CJF é um trabalho permanente e periódico da Corregedoria do CJF, que tem por objetivo fiscalizar, controlar e orientar os órgãos da Justiça Federal de 1º e 2ª graus. O procedimento é realizado pela equipe da Corregedoria do CJF nos TRFs do país, a cada dois anos.
No TRF3, a inspeção acontece no período de 18 a 29 de agosto e as atividades jurisdicionais e administrativas da Corte prosseguirão normalmente.
Wellington Campos/ ACOM/TRF3 |
![]() |
|
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2490 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br