Evento reuniu advogados brasileiros e estrangeiros de 14 a 17 de outubro em São Paulo
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou no dia 14 de outubro a abertura do encontro anual da Seção Internacional da New York State Bar Association (NYSBA), maior organização de advogados dos Estados Unidos.
É a primeira vez que São Paulo sedia o encontro internacional da que é considerada a mais influente associação de advogados do mundo. O presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto de Souza, realizou o discurso de abertura do evento.
Com o tema “Reforming, Regrouping, Recycling: Brazil’s Recent Developments and Opportunities for Latin America amidst Global Challenges” (Reformar, Reagrupar, Reciclar: Desenvolvimento Recente do Brasil e Oportunidades para a América Latina entre Desafios Globais), o evento foi organizado em conferências. No dia 16 de outubro, o desembargador federal Fausto De Sanctis, do TRF3, participou do painel Anti-Corruption Challenges in Latin America, no Hotel Renaissance.
O presidente do TRF3 abriu o evento: “O Brasil é a sétima economia do mundo, mas tem um modelo institucional ainda incompatível com essa importância. O Judiciário faz parte deste sistema institucional, que precisa ser mais aberto em relação aos negócios e ao desenvolvimento social. Sabemos que os Estados Unidos têm uma cultura, uma política, uma educação e uma associação de advogados direcionada para esses valores. Por isto este intercâmbio é tão importante”.
O desembargador federal Fábio Prieto destacou, ainda, a importância de debates, conferências e encontros como este para a evolução institucional do Brasil: “Nós estamos vivendo uma crise institucional no Brasil e esta é uma grande oportunidade para colocarmos ideias que interessam ao país, para melhorar o padrão institucional brasileiro”.
O presidente do NYSBA, David Miranda agradeceu: “É uma grande honra estar aqui e promover a abertura do evento neste Tribunal. Nós estamos abertos a essa maravilhosa instituição e ansiosos para uma longa e contínua relação”.
Presidente da Seção Internacional do NYSBA, o advogado Gerald Fergusson afirmou que uma das melhores decisões que tomou quando era um jovem advogado foi se juntar à seção internacional do NYSBA: “É um passaporte para uma comunidade de profissionais do mundo inteiro”. Ele elogiou ainda a advocacia paulistana como uma das melhores e afirmou ser um privilégio estar em São Paulo e ser recebido por todos. “Estamos entusiasmados com o que está acontecendo aqui e principalmente com a oportunidade de trabalhar ao lado do presidente deste tribunal”, afirmou Fergusson.
O presidente Fábio Prieto também conduziu os participantes em uma visita às instalações da Corte. No plenário do TRF3, o desembargador federal explicou a competência e o funcionamento da corte federal que mais recebe processos no país.
Fotos: ACOM/TRF3 |
David P. Miranda, presidente da NYSBA; desembargador federal Fábio Prieto, presidente do TRF3; e Gerald J. Ferguson, presidente da seção internacional da NYSBA |
Advogado Vinicius Jucá Alves, membro da seção internacional da NYSBA; David P. Miranda, presidente Fábio Prieto; Gerald J. Ferguson e advogada Isabel Franco; diretora do comitê da NYSBA em São Paulo |
Presidente do TRF3 com os advogados do comitê diretor da NYSBA Jay L. Himes, Neil Quartaro, David P. Miranda, Gerard J. Ferguson, Andre R. Jaglom e William H. Schrag |
Desembargador federal Fábio Prieto abre o Encontro Anual da Seção Internacional da NYSBA. |
Presidente Fábio Prieto, advogadas Isabel Franco e Helen Naves, do comitê diretor da NYSBA em São Paulo recebem membros latinos da Seção Internacional da NYSBA |
No plenário do TRF3, presidente Fábio Prieto apresenta a Corte aos visitantes |
Presidente Fábio Prieto e visitantes do plenário do TRF3 |
Desembargador federal Fábio Prieto recebe membros da NYSBA no gabinete da presidência |
Assessoria de Comunicação do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1956 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br