Doação se refere a autos e documentos administrativos findos, visa a racionalização do espaço físico e tem caráter socioambiental
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) vai doar, até dezembro de 2015, cerca de 8,5 toneladas de papéis de processos judiciais, registros e arquivos administrativos com temporalidade cumprida para descarte à Cooperativa de Produção, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de São Mateus (Cooperleste), localizada na zona leste da cidade de São Paulo.
Desse montante, 5.422 quilos de papel (116 metros lineares) foram destinados à entidade em fevereiro. No momento, há dois editais em fase de consulta para interessados que desejarem requerer à Divisão de Arquivo e Gestão Documental do tribunal (DAGE) os documentos que desejarem preservar até o dia 27 de novembro.
Os últimos editais se referem a documentos administrativos e a 1.203 mandados de segurança findos e aqueles que foram arquivados entre os anos de 1998 e 1999. A medida segue a Resolução 318/2014, do Conselho da Justiça Federal e a Resolução 55/2015 do TRF-3, assinada pelo presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto.
A ação também faz parte dos métodos adotados pela Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental do TRF3 (CPAGD) que é responsável por aplicar procedimentos para a guarda ou eliminação de documentos produzidos pela Justiça Federal da 3ª Região.
A medida também está de acordo ainda com as normas de funcionamento do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), e embasada na Lei 8.159/1991 e na Recomendação 37/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além de ser uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, a doação gera renda para 72 famílias de cooperados, formada na sua maioria por mulheres. Desde julho de 2015, o TRF3 firmou um Termo de Compromisso com a Cooperleste pelo período de 24 meses para a doação do papel.
Em 2014, houve a também a doação e eliminação de 2.706 quilos de papel (cerca de 59 metros lineares) em dois lotes. Os procedimentos adotados pela Justiça Federal da 3ª Região visam a melhor organização e arquivamento dos documentos produzidos e, também, a redução de custos com armazenamento desses materiais.
Processo de eliminação
A eliminação de documentos ou o recolhimento ao arquivo permanente são precedidos de análise e seleção criteriosas. A duração de um arquivo e dos documentos segue a Tabela de Temporalidade dos Processos Judiciais e/ou a Tabela de Temporalidade dos Documentos da Administração do Poder Judiciário, disponíveis no portal do Conselho Nacional de Justiça.
O descarte dos autos de ações judiciais transitadas em julgado, processos e documentos administrativos definitivamente arquivados na Justiça Federal da 3ª Região é precedido de publicação de extrato do edital de eliminação em diário oficial do Tribunal e o inteiro teor na página da internet.
Depois da aprovação e publicação do edital, no Diário Oficial da União e no Diário Eletrônico do TRF3, é dado um prazo de 45 dias para que interessados consultem os documentos e processos. Após a consulta, pode ser requerida a guarda definitiva do documento. No caso do silêncio dos interessados, entende-se que não há interesse e o lote de documentos é encaminhado para eliminação.
A Cooperativa recebe os documentos administrativos e processos judiciais findos para fragmentação e reciclagem. Todo o procedimento de separação, análise, publicação, doação e descarte do material é feito pela DAGE, por meio da Seção de Avaliação, Guarda e Eliminação de Documentos com o auxílio da Seção de Arquivo Geral. A medida é necessária para a racionalização do espaço físico dos Setores de Arquivo.
O caráter de responsabilidade ambiental faz da doação do material descartado pelo TRF3 uma ação de cidadania e sustentabilidade. A reutilização e a reciclagem dos materiais preservam recursos naturais empregados no processo de fabricação dos produtos consumidos pela população.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1109 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br