Visitas monitoradas aconteceram durante o mês de abril com a presença de alunos do curso de Direito
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), no mês de abril, recebeu 47 alunos de faculdades de Direito para participarem de visitas monitoradas. Organizadas pela Ouvidoria-Geral, as visitas fazem parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.
Em 12 de abril, estiveram no tribunal 26 estudantes de Direito da Universidade Camilo Castelo Branco (UniCastelo), da cidade de Descalvado. No dia 26 de abril, compareceram 21 alunos do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (Unisal), do município de São Paulo.
Os alunos assistiram a um vídeo institucional e a palestras sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal. Também ouviram uma explanação sobre o funcionamento dos Juizados Especiais Federais. Em seguida, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Primeira Turma.
Eles também foram recebidos nas Subsecretarias de Turmas e, depois, no Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni. Em seguida, foram para o Plenário da Corte, onde foram recepcionados pelos servidores do órgão.
Ao final da visita, os universitários da Universidade Camilo Castelo Branco conversaram sobre a carreira da magistratura com o desembargador federal Nelton dos Santos, e os estudantes da Unisal com o juiz federal Alessandro Diaferia.
“Estou convicto de que visitas como a de hoje propiciam, a par do aprendizado ao estudante de Direito, singular oportunidade ao Tribunal para dar-se a conhecer. Ademais, ao abrir suas portas a qualquer cidadão, a Corte consagra os princípios da transparência, do acesso à justiça e da publicidade, inerentes ao Estado Democrático de Direito”, destacou o desembargador federal Nelton dos Santos.
Para o juiz federal Alessandro Diaferia, é importante mostrar como a justiça funciona. “É uma aproximação com a sociedade, com a comunidade acadêmica”, concluiu.
Conhecendo a Justiça
Os alunos de Descalvado vieram acompanhados pelos professores José Wamberto Zanquim Junior, Rodrigo Alves da Silva e Marcos Roberto Costa.
Segundo a estudante Carla Busquetti, da Universidade Camilo Castelo Branco, a visita monitorada é importante para que os alunos tenham noção de como funciona a Justiça. “Sem a prática fica difícil”, afirmou a acadêmica.
Os alunos de São Paulo foram acompanhados pelo professor Marcelo José Grimone. Ele destacou que é importante o contato com a prática: “Os alunos vão conhecer o tribunal e vão dar a devida importância às aulas de Direito Constitucional e Administrativo, que são as matérias de competência da Justiça Federal”.
Para o aluno Evandro Duarte, da Unisal, foi surpreendente conhecer o tribunal e a maneira como são julgados os processos. “Foi muito interessante, o aprendizado aqui eu posso avaliar como nota dez”, declarou.
Agende sua visita
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
Fotos: ACOM/TRF3 |
Assessoria de Comunicação do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1865 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br