A visitação técnica apresentou aos acadêmicos a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região
Uma visita com finalidade de apresentar a estudantes a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Trata-se do Projeto “TRF3 de Portas Abertas” que é organizado pela Ouvidoria do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira.
No dia 18 de abril, vinte e três alunos de Direito da Universidade Nove de Julho de São Paulo (Uninove) e um do Centro Universitário Estácio participaram do projeto. Esta foi a segunda edição deste ano.
Na abertura, os universitários assistiram a um vídeo institucional e, em seguida, a palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.
O professor Anderson Nogueira Oliveira, da Uninove, disse que é a terceira vez que a universidade participa do “TRF3 de Portas Abertas”. Nesta ocasião, vieram estudantes do 4º e 5º anos.
“Eles já possuem certo conhecimento da parte teórica, e a visita é uma opção para conhecerem o mundo prático da atividade jurídica”, destacou.
Os universitários também conheceram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma, do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e o funcionamento do Plenário do TRF3.
A aluna Amanda Akeropita da Costa, que cursa o 4º ano, ficou feliz em conhecer o TRF3 e a rotina do Gabinete.
“É importante ver o outro lado do balcão, como é cada ato processual, como é o trabalho do Judiciário”, disse.
Naider Dias Gregório, que cursa o 4º ano, tem por objetivo trabalhar no TRF3 e, por isso, quis conhecer a estrutura da instituição.
“Nunca tive contato com a segunda instância e a oportunidade agregou bastante”, completou.
O desembargador federal Newton De Lucca finalizou o dia com uma palestra que destacou a relevância de aproximar o saber adquirido por meio de livros com a realidade.
“É sempre muito agradável ter contato com aqueles que se interessam pelo estudo do Direito e ter a possibilidade de despertar o interesse pelas carreiras jurídicas mostrando, que, como toda profissão, existe o seu lado espinhoso, mas também e o seu lado encantador, que deve prevalecer”, concluiu o magistrado.
Conhecendo a Justiça
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou instituições públicas, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
ACOM/TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1741 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br