Alunos participaram do projeto “TRF3 de Porta Abertas”
Apresentar a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região. Este é o objetivo do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que quinzenalmente recebe estudantes na sede do Tribunal. Na última edição, no dia 7 de maio, 11 estudantes do curso de Direito da Universidade Anhanguera de Taboão da Serra/SP, visitaram o TRF3.
O projeto é organizado pela Ouvidoria Geral do TRF3, coordenada pelo desembargador federal Fausto De Sanctis. Ele destacou que a visita é uma forma de conhecer na prática como é a atuação de um magistrado e o trabalho no TRF3.
Na abertura, os universitários assistiram a um vídeo institucional e, em seguida, à palestra “Estrutura e Funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região”.
De acordo com a professora Izabel Cristina Riel de Queiroz, visitar o TRF3 é uma forma de incentivar os alunos e criar uma proximidade maior com o Judiciário. “Tenho certeza que vão sair daqui com mais bagagem”, salientou.
O juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior, coordenador adjunto da Central de Conciliação de São Paulo, falou com os estudantes sobre o tema “Conciliação”, que é uma forma de solução consensual de conflitos.
Para o juiz, é interessante poder compartilhar vivências e passar a situação concreta. “Por mais que eles estudem num livro, a aproximação é importantíssima”, acrescentou.
Na sequência, os alunos participaram de uma sessão de julgamento da Sétima Turma. O universitário José Aparecido Alves descreveu a experiência como fundamental. “O contato faz toda a diferença, ajuda a elucidar alguns mitos que a gente carrega”, explicou.
Os acadêmicos também conheceram a rotina da Subsecretaria da Sétima Turma, do Gabinete do ouvidor Fausto De Sanctis e o funcionamento do Plenário do TRF3.
Para o estudante Realino Sebastião Fermiano Neto, a oportunidade foi esplêndida. Ele afirmou que, para quem somente estuda e não atua na área, o contato é esclarecedor e até ajuda a escolher um caminho.
“Achei a visita excelente, vai contribuir muito com o nosso dia a dia”, disse o universitário Ademir Ribeiro Francisco.
O juiz federal Etiene Coelho Martins, da 4ª Vara Federal de Guarulhos, finalizou o dia conversando com os alunos sobre a carreira de magistrado e sobre as suas experiências na Justiça Federal.
“Ter contato com a nova geração de acadêmicos, que irão construir a cultura jurídica do nosso país daqui a alguns anos, é uma forma de se reciclar e também de inspirá-los de alguma maneira, de prepará-los para a vida futura como profissional do Direito”, concluiu.
Conhecendo a Justiça
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou instituições públicas, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
ACOM/TRF3 |
Estudantes da Universidade Anhanguera visitaram o TRF3 e foram recebidos pelo juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior (1), pelo desembargador federal Fausto De Sanctis (3) e pelo juiz federal Etiene Coelho Martins |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1686 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br