Organizada pela Ouvidoria Geral, a visita técnica tem o objetivo de apresentar a Justiça Federal da 3ª Região
Vinte e sete alunos do curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo/SP, participaram na última segunda-feira (21/5) do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O projeto é organizado pela Ouvidoria Geral do TRF3 e consiste em uma visita técnica monitorada às dependências do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), envolvendo diversos setores, servidores, magistrados e uma série de atividades.
Na abertura do encontro, os estudantes assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra sobre o histórico da Justiça Federal, ministrada pelo servidor Denis Renato dos Santos Cruz. Na sequência, o juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo e juiz auxiliar da Central de Conciliação/SP, conversou com os universitários sobre o tema “Conciliação”.
Ele ressaltou a importância do novo conceito de resolução autocompositiva e das vantagens das partes buscarem solução do próprio conflito de forma consensual. Também destacou o papel do conciliador neste processo.
Para o professor de Direito Constitucional da São Judas, Robinson Nicácio, a ideia da visita dos estudantes é que eles adquiram um pouco da noção prática do funcionamento do TRF3 e agreguem isso ao conhecimento teórico.
Sessão
A sessão de julgamento da Oitava Turma fez parte do roteiro da visita e foi uma oportunidade para a aluna do primeiro ano de Direito, Vitória Carolina, refletir sobre a carreira. “Vamos escolher uma profissão para toda a vida. O contato com a prática judicial, o quanto antes, facilita e esclarece sobre essa difícil decisão”, disse.
Para ampliar a dimensão sobre o funcionamento do tribunal, os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da Sétima Turma e do Gabinete do desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor geral do TRF3.
A universitária Letícia Maria Souza enalteceu a visita e gostou de ver in loco o que apenas havia lido nos livros e estudado na sala de aula. “É importante visualizar a estrutura do Judiciário e comprovar a diferença entre Justiça estadual e federal”, acrescentou.
Plenário
Na parte final da visita, os estudantes conheceram o Plenário e ouviram sobre decisões históricas da Justiça Federal relatadas pelos servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho.
O também servidor Vítor José de Sousa tratou do desenvolvimento e da expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Implantado há dois anos, o sistema eletrônico de processamento está presente em todas as 51 subseções judiciárias nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No último dia 8 de maio, o PJe chegou à marca histórica de 300 mil processos na Justiça Federal da 3ª Região.
As apresentações deixaram o estudante Matheus Machado admirado com todos os dados e informações transmitidas. “Só conhecia sobre a Justiça Federal por pesquisa. Quanto mais adquirir informações como funciona o sistema judicial, mais estarei preparado para minha futura carreira”, afirmou.
O encerramento da visita ficou por conta da juíza Juliana Montenegro Calado, da 2ª Vara Previdenciária de São Paulo. Ela discorreu sobre a carreira de magistrado na Justiça Federal e da necessidade do estudante se preparar não só por livros, mas também profissionalmente com estágios, experiência com a advocacia e outras áreas para saber sua real vocação.
“O projeto é importante para apresentar a Justiça Federal, as carreiras dos magistrados e dos servidores. Assim como demonstrar todo o funcionamento do sistema, que é complexo. Abrir as portas do Tribunal para os estudantes de Direito auxilia na definição do futuro profissional deles”, finalizou.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal. Implantado em novembro de 2011, faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
ACOM/TRF3 |
![]() |
Alunos da Universidade São Judas Tadeu participam do projeto "Portas Abertas" no TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1447 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br