Iniciativa faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã"
A 17.ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Jaú/SP, recebeu nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, estudantes de escolas públicas estaduais dos Municípios de Jaú e Bocaina, no Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã”, que consiste em uma visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização, a estrutura e o funcionamento Poder Judiciário Federal da 3.ª Região.
As visitas foram realizadas no Fórum Federal de Jaú, conforme as novas orientações da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Os participantes foram recebidos pelo Juiz Federal Samuel de Castro Barbosa Melo, que os acompanhou durante todo o evento.
No dia 28/5, participaram da visita monitorada nas dependências da 1ª Vara Federal e do Juizado Especial Federal Adjunto quatorze alunos do 3º ano-A do Ensino Médio da Escola Estadual Major Prado, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica, Érika Cristina Ticiano Bonfin, e pelo Professor João Paulo Sanchez de Almeida Prado.
No dia 29/05, compareceram vinte e seis alunos, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Nelly Coleone Ravagnolli, localizada na cidade de Bocaina/SP, sob a orientação do Professor Acácio Leandro Vendramini.
No dia 30/05, a Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Major Prado voltou a visitar as dependências do Fórum Federal de Jaú, dessa vez, acompanhada por um grupo de quinze alunos do 3º ano-B do Ensino Médio e o Professor Abdou Eid Junior.
Por fim, no dia 31/05, foi a vez de oito alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Ana Franco da Rocha Brando, acompanhados pela Vice-Diretora, Patricia Adolf Lutz, e pelo Professor Coordenador, Felipe Roberto Gonçalves de Camargo, conhecerem as dependências da Subseção Judiciária de Jaú. Na ocasião, juntaram-se ao grupo duas estagiárias atuantes no JEF, dois estagiários da 1ª Vara Federal e três funcionários terceirizados da área administrativa daquela Subseção Judiciária.
Etapas da Visita
Inicialmente, os visitantes assistiram a vídeos institucionais acerca do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região e Juizados Especiais Federais, em consonância com o previsto na IN nº 3837384/2018 da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Em seguida, o magistrado, que acompanhava o grupo, discorreu sobre a competência da Justiça Federal e do Juizado Especial Federal e sobre as diferenças entre a Justiça Federal e a Justiça Estadual.
Na segunda etapa, os participantes conheceram as dependências do Juizado Especial Federal Adjunto, e conheceram o trabalho desempenhado pelos servidores públicos e a funcionalidade do processo eletrônico do sistema SisJef.
Na terceira etapa, os grupos conheceram as dependências da 1ª Vara Federal e foram recepcionados pelos servidores públicos federais, que explanaram sobre as suas atribuições e as diferenças entre os processos judiciais físicos e eletrônicos; na ocasião, o magistrado detalhou o significado das diferentes classes processuais e os procedimentos relativos aos feitos de natureza cível e criminal. Os alunos, professores, estagiários e funcionários terceirizados estiveram no Gabinete do Juiz Federal e na sala de audiências e aprenderam sobre os sistemas de audiência e de videoconferência.
Ao final, os visitantes se reuniram no auditório e o Juiz Federal respondeu a diversos questionamentos, em especial a respeito das carreiras jurídicas e a forma de ingresso no Poder Judiciário Federal.
Agradecimentos
A Vice-Diretora da Escola Professora Ana Franco da Rocha Brando, Patrícia Adolf Lutz, elogiou a forma como foram recepcionados, destacando a atuação do magistrado durante a visita monitorada, "cuja explanação das funções da Justiça Federal, bem como a apresentação das instalações do prédio foram perfeitas, de excepcional excelência". Concluiu afirmando que "a clareza, cordialidade, dinamismo e profissionalismo que o senhor juiz federal apresentou foi, indubitavelmente, a demonstração de que o Poder Judiciário busca promover a aproximação ao cidadão, cumprindo de maneira fabulosa o escopo desse Programa".
Conhecendo a Justiça
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados em participar do projeto na cidade de Jaú e região, podem obter mais informações pelo e-mail jau-nuar@trf3.jus.br ou, para agendamento na cidade de São Paulo, acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações da Subseção Judiciária em Jaú

Esta notícia foi visualizada 1508 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br