TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / junho / 2019
FÓRUM FEDERAL DE JAÚ/SP INICIA CICLO DE VISITAS MONITORADAS DE ACORDO COM AS NOVAS ORIENTAÇÕES DA OUVIDORIA-GERAL

Iniciativa faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã"

A 17.ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Jaú/SP, recebeu nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio, estudantes de escolas públicas estaduais dos Municípios de Jaú e Bocaina, no Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã”, que consiste em uma visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização, a estrutura e o funcionamento Poder Judiciário Federal da 3.ª Região.

As visitas foram realizadas no Fórum Federal de Jaú, conforme as novas orientações da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Os participantes foram recebidos pelo Juiz Federal Samuel de Castro Barbosa Melo, que os acompanhou durante todo o evento.

No dia 28/5, participaram da visita monitorada nas dependências da 1ª Vara Federal e do Juizado Especial Federal Adjunto quatorze alunos do 3º ano-A do Ensino Médio da Escola Estadual Major Prado, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica, Érika Cristina Ticiano Bonfin, e pelo Professor João Paulo Sanchez de Almeida Prado.

No dia 29/05, compareceram vinte e seis alunos, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Nelly Coleone Ravagnolli, localizada na cidade de Bocaina/SP, sob a orientação do Professor Acácio Leandro Vendramini.

No dia 30/05, a Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Major Prado voltou a visitar as dependências do Fórum Federal de Jaú, dessa vez, acompanhada por um grupo de quinze alunos do 3º ano-B do Ensino Médio e o Professor Abdou Eid Junior.

Por fim, no dia 31/05, foi a vez de oito alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Ana Franco da Rocha Brando, acompanhados pela Vice-Diretora, Patricia Adolf Lutz, e pelo Professor Coordenador, Felipe Roberto Gonçalves de Camargo, conhecerem as dependências da Subseção Judiciária de Jaú. Na ocasião, juntaram-se ao grupo duas estagiárias atuantes no JEF, dois estagiários da 1ª Vara Federal e três funcionários terceirizados da área administrativa daquela Subseção Judiciária.

Etapas da Visita

Inicialmente, os visitantes assistiram a vídeos institucionais acerca do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região e Juizados Especiais Federais, em consonância com o previsto na IN nº 3837384/2018 da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Em seguida, o magistrado, que acompanhava o grupo, discorreu sobre a competência da Justiça Federal e do Juizado Especial Federal e sobre as diferenças entre a Justiça Federal e a Justiça Estadual.

Na segunda etapa, os participantes conheceram as dependências do Juizado Especial Federal Adjunto, e conheceram o trabalho desempenhado pelos servidores públicos e a funcionalidade do processo eletrônico do sistema SisJef.

Na terceira etapa, os grupos conheceram as dependências da 1ª Vara Federal e foram recepcionados pelos servidores públicos federais, que explanaram sobre as suas atribuições e as diferenças entre os processos judiciais físicos e eletrônicos; na ocasião, o magistrado detalhou o significado das diferentes classes processuais e os procedimentos relativos aos feitos de natureza cível e criminal. Os alunos, professores, estagiários e funcionários terceirizados estiveram no Gabinete do Juiz Federal e na sala de audiências e aprenderam sobre os sistemas de audiência e de videoconferência.

Ao final, os visitantes se reuniram no auditório e o Juiz Federal respondeu a diversos questionamentos, em especial a respeito das carreiras jurídicas e a forma de ingresso no Poder Judiciário Federal.

Agradecimentos

A Vice-Diretora da Escola Professora Ana Franco da Rocha Brando, Patrícia Adolf Lutz, elogiou a forma como foram recepcionados, destacando a atuação do magistrado durante a visita monitorada, "cuja explanação das funções da Justiça Federal, bem como a apresentação das instalações do prédio foram perfeitas, de excepcional excelência". Concluiu afirmando que "a clareza, cordialidade, dinamismo e profissionalismo que o senhor juiz federal apresentou foi, indubitavelmente, a demonstração de que o Poder Judiciário busca promover a aproximação ao cidadão, cumprindo de maneira fabulosa o escopo desse Programa".

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto na cidade de Jaú e região, podem obter mais informações pelo e-mail jau-nuar@trf3.jus.br ou, para agendamento na cidade de São Paulo, acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações da Subseção Judiciária em Jaú

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1320 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br