TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

28 / junho / 2019
TRF3 SEDIA XVII EDIÇÃO DO BENCH DAY

Evento apresentou as melhores práticas socioambientais das instituições e das empresas brasileiras de 2019

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) recebeu, hoje (26/6), a XVII edição do Bench Day, principal fórum do Programa Benchmarking Brasil, que premia os projetos de empresas e de instituições com as melhores práticas socioambientais do país. A premiação ocorreu no hall nobre do Tribunal.

O Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do país. Com metodologia própria atestada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o programa reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas de sustentabilidade brasileiras.

O Bench Day reúne ambientalistas, ativistas, cientistas, especialistas e empreendedores que trazem inovações, soluções e práticas que transformam realidades na área socioambiental.

Durante o dia, ocorreu o “Seminário Benchmarking” que apresentou os cases de sucesso da sustentabilidade brasileira. À noite, foi realizada a “Solenidade Benchmarking”, que apresentou o “Ranking Benchmarking”, com a entrega dos certificados e dos troféus.

Abertura

À noite, ocorreu a abertura da solenidade, com a apresentação musical do grupo “Trato no Tom”. O evento contou com a presença da ambientalista e idealizadora do programa Benchmarking Brasil, Marilena Lavorato, e da Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta.

Marilena Lavorato agradeceu aos participantes e elogiou os cases com práticas de excelência, que mostram a existência de formas de se ter uma nova economia, na qual se consiga fortalecer também as atividades sociais e ambientais.

A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, destacou que é muito importante para o Tribunal receber esse evento e cumprimentou a todos os participantes por se preocuparem com o desenvolvimento sustentável.

“O TRF3 aderiu ao Pacto Global da ONU e busca se alinhar à Agenda 2030. O Judiciário Brasileiro é o primeiro, no mundo, que está procurando, entre as suas metas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Justiça Federal julga muitas causas ambientais, mas é preciso fazer mais que isso. É importante transcender os processos e trabalhar internamente, instituindo boas práticas no ambiente do trabalho, e para toda a comunidade, divulgando esses valores”, ressaltou a Magistrada.

Categorias Artes, Júnior, Hackathon e Gestor

A primeira premiação foi na modalidade “Benchmarking das Artes”, que reconhece o talento de artistas e de artesãos que trabalham a sustentabilidade como técnica ou forma de expressão em suas obras. Foram premiados os trabalhos: “A Vida no Campo”, de autoria de Zé Paulo; “Homem Bomba”, de Alba Mara Milioni; “Realeza Amazônica”, de Rosa dos Anjos; “São Francisco de Assis”, de Marli Triñanes Lopes Dalle Molle; e “São Francisco”, de Wilson Rodrigues de Lima.

Na sequência, a modalidade “Benchmarking Júnior”, em parceria com escolas técnicas, premiou jovens talentos que apresentaram projetos com soluções criativas e diferenciadas. Foram selecionados os projetos “Biofiltro Verde”, “Controle de Desperdício de Água”, “Dissolução do Poliestireno”, “Revestimentos de Frutas in Natura” e “Water Wireless Sustain”.

A categoria “Hackathon Mais” incentiva o desenvolvimento de aplicativos de sustentabilidade em parceria com universidades e escolas técnicas. Os premiados foram “Concentratrônico”, “EstAplic”, “Recognition of parasite”, “Sustemty” e “Vitta Horta – Virtual Pet”.

Neste ano, foi criada a modalidade “Gestor Abraps Benchmarking”, voltada a profissionais que desenvolveram e implementaram cases com resultados comprovados em benefício do meio ambiente, das pessoas e das organizações. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps). Foram premiados os gestores: Estela Kurth (Porto Alegre/RS), Guilherme Correa Abreu (Belo Horizonte/MG), Isabel Cristina Machado (Chapecó/SC), Rogério Canovas (São Paulo/SP) e Leandro Farina (Joaçaba/SC).

Práticas vencedoras

Esta edição do Programa Benchmarking contou com 12 especialistas de seis diferentes países, que aplicaram a metodologia Benchmarking para certificar os melhores cases de sustentabilidade de 2019. Dos 25 inscritos, nove atingiram o índice técnico e cumpriram os requisitos para a certificação.

A primeira colocada do ranking foi a empresa Dana, com o case “Dana, Borracha 100% Reciclada”. A empresa atuou na temática “Resíduos - ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura)”.

A CTG Brasil ficou em segundo lugar, com o projeto “Controle do Mexilhão Dourado”, pela atuação na temática “Pesquisa Científica e Desenvolvimento de Novos Produtos - ODS 14 (Vida na Água)”.

Em terceiro lugar, foi premiada a empresa Pontes Indústrias, pelo case “Pontes para o Crescimento”, com atuação na temática “Educação, Informação e Comunicação Socioambiental - ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)”.

Mais prêmios

Em quarto lugar no ranking, ficou o case “Cultivar Energia” da Copel Geração e Transmissão. Em quinto lugar, “Agentes da Sustentabilidade” da Fundação Alphaville. “Ambulatório Sustentável” do Instituto do Câncer obteve o sexto lugar.

O prêmio do sétimo lugar foi para “Gestão Ambiental da XRTE” da Xingu Rio Transmissora. O case “Gerenciamento de Resíduos” da Alumar obteve o oitavo lugar, e, em nono, ficou a Oscip Trilhos do Jequitibá com “Mudavisão em Compostagem”.

A lista de todos os homenageados e premiados pode ser vista na página do Benchmarking Brasil.

ACOM/TRF3
A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, fala na abertura do Bench Day
Premiados recebem certificado no evento de sustentabilidade
A Presidente Therezinha Cazerta e a ambientalista Marilena Lavorato, no Bench Day
Público presente à premiação de sustentabilidade, no TRF3

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1569 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br