Local é destinado a preservar a história do Tribunal desde a sua instalação em 1989
Magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) participaram no dia 28/2 de visita monitorada ao Centro de Memória, espaço inaugurado no início de fevereiro e destinado à preservação da história da Corte.
A atividade foi conduzida pela então Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, e pela Juíza Federal Raquel Perrini, responsável por coordenar os trabalhos de concepção e de execução do Centro de Memória.
Os presentes receberam informações sobre o local e conheceram os recursos documentais e digitais que possibilitaram o registro histórico do Tribunal nos últimos trinta anos.
Entre servidores e magistrados, participaram da visita os Desembargadores Federais Paulo Fontes, Marisa Santos, Inês Virgínia, Daldice Santana e André Nekatschalow, além dos Juízes Federais Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Junior e Julia Cavalcanti Silva Barbosa.
A Juíza Federal Raquel Perrini esclareceu os principais pontos considerados na concepção do espaço, que contempla necessidades de acessibilidade e é dotado de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.
Os visitantes puderam visualizar a linha do tempo, montada a partir da seleção de decisões e de fatos mais significativos na história do TRF3, tudo adaptado em linguagem clara que atende o público em geral.
Resgate à memória
A Desembargadora Federal Inês Virgínia acredita que a visibilidade aos momentos marcantes da Justiça Federal, presentes no Centro de Memória, permite uma reflexão sobre as origens e os acontecimentos posteriores.
De acordo com o Desembargador Federal Paulo Fontes, a iniciativa de preservação da história da Justiça Federal é válida, pois, também, exalta as principais ações realizadas pelo TRF3 em prol da sociedade. “A administração deixa um legado, um espaço que já guarda nossa memória e que vai preservar o que for feito daqui para frente. O Tribunal não é uma instituição que vive para si mesmo, o seu objetivo é prestar serviço à sociedade e à democracia”, completou.
A Juíza Federal Substituta Julia Cavalcante disse que ter conhecimento sobre a história do Tribunal, como um todo, facilita aos que ingressaram recentemente na Justiça Federal na construção do futuro da carreira.
Para a servidora Rosemary Pimentel, que trabalha há 15 anos no TRF3, o local é importante para resguardar a trajetória e trazer reconhecimento aos envolvidos nela. “Quanto mais pessoas tiverem acesso à história do Tribunal mais elas vão valorizar o trabalho que é feito”, falou.
O servidor Wladimir Rodrigues afirmou que, com este espaço, é possível integrar os que desejam conhecer a realidade do órgão e valorizar aqueles que participaram ativamente dos 30 anos do TRF3. Rodrigues revelou sentimento de nostalgia após a visita. “Eu vivi algumas coisas que foram mostradas, sinto-me parte dessa história”, relembrou.
O Centro de Memória do TRF3 está localizado na Avenida Paulista 1.842, Torre Sul, 25.º Andar. Está aberto à visitação do público em geral das 11h às 19 horas, de segunda à sexta-feira.
ACOM/TRF3 |
![]() |
Centro de Memória: preservação da história do TRF3 |
![]() |
Magistrados, servidores e colaboradores participaram da visita guiada |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1702 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br