Iniciativa visa promover a transparência das informações e auxiliar na redução da judicialização de litígios
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) disponibilizou na sua página da internet o painel LIODS Saúde e Execução Fiscal, que reúne dados estatísticos das ações em tramitação sobre os dois temas no Tribunal e nas Seções Judiciárias dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O objetivo é promover maior transparência das informações, com o conhecimento do acervo de processos por unidade judiciária.
A Justiça Federal da 3ª Região tem atualmente 3.802 ações sobre o tema saúde (sendo 1.608 ou 42% referentes a demandas por remédios) e 1.783.561 processos de execução fiscal (74,77% sobrestados). As informações podem ser verificadas no painel que é formatado no programa Microsoft Business Intelligence (BI) e é resultado das oficinas do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizadas no Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab).
A sistematização interinstitucional dos dados por classes ou assuntos mais demandados proporciona subsídios para a gestão do acervo dos processos pelo Poder Judiciário. Auxilia ainda na execução do plano de ação para prevenir ou reduzir a judicialização de litígios voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (Meta 9 do CNJ), especialmente, aos objetivos de número 3 e 16.
Os ODS buscam, respectivamente, “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”; e “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis".
O painel
Os dados são atualizados mensalmente pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) e disponibilizados pelo setor de estatísticas da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica do TRF3 (ADEG). A ferramenta facilita a compreensão das informações por meio de gráficos e tabelas que apresentam os números por classe, assunto e situação processual.
No painel é possível analisar os dados por órgão, turma, vara, gabinete, subseção, juizados e outros dados processuais relevantes. Há também filtros que podem selecionar as estatísticas por: TRF3, Seção Judiciária de São Paulo e Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.
A nova ferramenta sobre Saúde e Execução Fiscal atende à Resolução nº 121/2010, do CNJ. A norma definiu que os dados básicos dos processos judiciais devem ser disponibilizados na rede mundial de computadores e permitir ao Poder Judiciário a elaboração de planos de gestão, inclusive em nível interinstitucional, dos dados processuais.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1630 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br