Data tem como objetivo conferir visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância de resgate, preservação, valorização e divulgação de seu patrimônio histórico.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) celebra hoje (10/5) o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ 316/2020. A comemoração é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de promover visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância de resgate, preservação, valorização e divulgação de seu patrimônio histórico.
No TRF3, a gestão da memória é de responsabilidade da Divisão de Arquivo e Gestão Documental (Dage), que realiza ações para a preservação, valorização e divulgação da história contida em documentos, processos, arquivos, objetos, entre outros, conforme a Resolução CNJ nº 324/2020. Atualmente, o setor trabalha na implantação do software AtoM – Access to Memory, que em breve dará acesso online aos processos históricos do TRF3.
A Divisão também gerencia o Centro de Memória do TRF3, um espaço destinado a expor a história do Tribunal desde a sua instalação em 1989. Em razão da pandemia, as visitas estão suspensas, mas é possível acessar parte do acervo pelo site da Memória do TRF3.
Assista aqui ao vídeo de inauguração do Centro de Memória do TRF3, em fevereiro de 2020.
Encontro Nacional da Memória
Como parte das comemorações, o CNJ realiza, no dia 18/5, I Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário. O evento está com as inscrições abertas até 17/5 e é destinado a servidores, magistrados e pessoas interessadas no tema.
Durante o encontro, que será transmitido pelo canal do CNJ no Youtube, profissionais de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia vão trocar experiências sobre a Gestão de Memória nos Tribunais.
Acesse aqui mais informações sobre o evento.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1647 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br