Norma regulamenta o tema e determina que Tribunal e Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul instituam Planos de Gerenciamento
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) promove, de 17/5 a 31/05, consulta pública sobre proposta de regulamentação da Política Institucional de Gestão de Resíduos Sólidos, no âmbito da Justiça Federal nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Interessados em contribuir podem encaminhar comentários, sugestões e dúvidas para o endereço eletrônico ambiental@trf3.jus.br.
A medida integra uma série de projetos ambientais da Justiça Federal da 3ª Região que serão realizados durante o mês de junho.
Além de estabelecer a Política Institucional de Gestão de Resíduos Sólidos da Justiça Federal da 3ª Região, a norma destaca princípios e diretrizes e determina que o TRF3 e as Seções Judiciárias implementem, no prazo de 180 dias, Planos Institucionais de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A regulamentação do tema na 3ª Região atende à Constituição Federal, que impõe ao Poder Público o dever de defender e de preservar o meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado, conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação.
A norma segue a Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os Tribunais a adotarem ações visando à redução do impacto negativo das atividades de cada Unidade Judiciária sobre o meio ambiente, com a adequada gestão dos resíduos gerados; a Recomendação CNJ nº 11/2007, que determina a conscientização de membros e servidores do Judiciário sobre a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente; e a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Acesse o edital sobre a consulta pública e a minuta da Política Institucional de Gestão de Resíduos Sólidos da 3ª Região.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 2672 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br