TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

18 / fevereiro / 2022
TRF3 celebra os 20 anos dos Juizados Especiais Federais

Evento terá palestra sobre a história dos JEFs na 3ª Região e lançamento de livros, com transmissão pelo canal do tribunal no Youtube

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, o evento comemorativo dos 20 anos dos Juizados Especiais Federais (JEFs) com palestra, apresentação de vídeo institucional e lançamento de livros. A transmissão será ao vivo pelo canal do tribunal no Youtube.

Com abertura às 17 horas, o evento contará com a palestra magna da desembargadora federal Marisa Santos, “História dos 20 anos dos Juizados Especiais Federais e das Turmas Recursais da 3ª Região”. Atual corregedora regional da 3ª Região e presidente eleita para o biênio 2022-2024, a magistrada integrou a primeiro grupo de juízes do Juizado Especial Federal de São Paulo, em 2002.

Na sequência, será apresentado um vídeo institucional e haverá o lançamento de duas obras: Juizados Especiais Federais da 3ª Região - 20 Anos de Inovação, Inclusão e Justiça; e Livro de Artigos. As publicações foram organizadas pelo coordenador dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargador federal Nino Toldo, e pelo coordenador das Turmas Recursais de São Paulo, juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior.

Criados pela Lei nº 10.259/2001 e instalados na 3ª Região em janeiro de 2002, os JEFs tiveram como objetivo trazer para a Justiça Federal a exitosa experiência dos Juizados Especiais na Justiça Estadual, “ampliando o acesso aos mais vulneráveis e simplificando os procedimentos, de forma a tornar mais célere e efetiva a prestação jurisdicional”, conforme apontado pelo presidente do TRF3, desembargador federal Mairan Maia, no prefácio de um dos livros a ser lançado.

Na 3ª Região, os Juizados já surgiram de forma totalmente eletrônica. “De maneira pioneira, desde o início os processos tramitaram pelo sistema desenvolvido internamente, o que permitiu ganho significativo na racionalização da gestão dos processos”, ressalta o magistrado na publicação.

O evento dos 20 anos dos Juizados Especiais Federais tem o apoio da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp) e do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). Acompanhe no dia 24 de fevereiro, às 17 horas, no canal do tribunal no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

www.twitter.com/trf3_oficial

www.instagram.com/trf3_oficial

 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 671 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br