TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

09 / junho / 2022
Presidente do TRF3 abre lançamento do projeto “Novo Sistema, Novos Caminhos”

Evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências sobre uso do PJe nos juizados

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, participou, na última terça-feira (7/6), da abertura do lançamento do projeto “Novo Sistema, Novos Caminhos”, promovido pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 3ª Região.

O evento, voltado a magistrados e servidores, tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências sobre a utilização do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos JEFs. A programação foi dividida entre os dias 7 e 9 de junho.

Em seu pronunciamento, a presidente do TRF3 manifestou otimismo em relação à adaptação dos juizados ao novo sistema. “Vamos trabalhar de forma conjunta e organizada para fazer do PJe um sistema cada vez melhor, seja para as varas ou JEFs”, declarou.

O Sistema Processual de 1º e 2º grau dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região (SisJEF) e o Sistema de Peticionamento Eletrônico dos JEFs (PEPWEB) foram desativados, sendo substituídos pelo PJe. A unificação atende à política pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que reconhece o PJe como sistema de processo eletrônico prioritário do Poder Judiciário. A integração busca promover o interesse público, com economia de recursos e eficiência na prestação dos serviços.

“Vivemos um momento de mudanças e de adaptação, temos de agir de forma colaborativa e integrativa. Além disso, precisamos resgatar a ideia de que os JEFs são uma Justiça integrativa e não elitista. Queremos otimizar o sistema usando a nossa tecnologia e sobrevivendo à escassez dos recursos humanos”, reforçou a presidente.

A coordenadora dos JEFs da 3ª Região, desembargadora federal Daldice Santana, expressou sua gratidão aos magistrados e servidores que atuam no projeto e à Presidência do TRF3. “Nossa ideia é construir, coletivamente, a melhoria do sistema sem esquecer do principal: os cidadãos excluídos, que têm dificuldades de acesso à internet.”

Na sequência, os juízes federais Leonardo de Estevam de Assis Zanini, Caio Moysés de Lima e Luciana Ortiz deram início às apresentações sobre o projeto. O evento foi realizado pela plataforma Microsoft Teams.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga o TRF3 no InstagramFacebookTwitter e Linkedin

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 310 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br