Conduzida pela presidente Marisa Santos, sessão solene ocorreu ontem (13/2)
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, ontem (13/2), sessão plenária extraordinária solene de posse do desembargador federal David Diniz Dantas no cargo de corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região e dos magistrados Leila Paiva, Victório Giuzio, Herbert de Bruyn, Ali Mazloum e Marcelo Vieira no cargo de desembargador federal.
O evento foi conduzido pela presidente da corte, desembargadora federal Marisa Santos, no Plenário do Tribunal, e transmitido ao vivo pelo canal do TRF3 no YouTube
Compuseram a mesa de honra o ex-presidente da República Michel Temer; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli; o secretário estadual de Justiça e Cidadania e desembargador aposentado do TRF3 Fábio Prieto de Souza, representando o governador do estado de São Paulo; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP); a chefe da Procuradoria da República da 3ª Região (PRR3), procuradora regional Rosane Cima Campiotto; e o advogado Felipe Sarmento Cordeiro, representando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Mesa de honra da solenidade de posse (Foto: Acom/TRF3)
A presidente do TRF3 destacou a importância da função do corregedor regional, bem como o papel dos magistrados empossados nas atividades do Judiciário. “Os novos desembargadores federais trazem a bagagem da modernidade, isso é muito bom, contribui para a melhora do trabalho. Isso deve acontecer ainda mais com a ampliação do Tribunal”, disse.
Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos (Foto: Acom/TRF3)
No início da sessão, a presidente declarou a posse solene do corregedor regional David Dantas e dos cinco desembargadores federais.
Em seguida, ocorreu a entrega do colar e do diploma do Mérito Judiciário "Ministro Pedro Lessa". A desembargadora federal Leila Paiva recebeu as honrarias dos desembargadores federais Mairan Maia e Newton De Lucca, aposentado em outubro de 2022.
Solenidade foi realizada no plenário da corte (Foto: Acom/TRF3)
Na sequência, Marisa Santos entregou o colar e o diploma a Victório Giuzio, Ali Mazloum, Herbert de Bruyn e Marcelo Vieira.
O advogado Felipe Sarmento Cordeiro destacou que os novos integrantes representam um fortalecimento do Tribunal. “A honradez, a retidão e a dignidade dos novos desembargadores empossados e do corregedor são precípuas para a paisagem jurídica idealizada pela sociedade civil”, declarou.
Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e ministro do STF Dias Toffoli (Foto: Acom/TRF3)
A procuradora regional da República Rosane Cima Campiotto mencionou as atribuições da corregedoria em zelar pelos deveres éticos e frisou a oportunidade de renovação com os integrantes que assumiram o cargo de desembargador federal. “São cinco profissionais experientes trazendo novos conceitos.”
O corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal David Dantas, saudou os novos integrantes e destacou a importância de um olhar humanizado no desempenho das funções.
“Temos que lidar com pessoas, desde aquele que colabora conosco até os que buscam o Judiciário. O desafio é reduzir a complexidade social, em um cenário de massividade de demandas, em que é preciso ser um juiz gestor, trabalhar em grupo e ter decisões justas”, ressaltou.
Corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal David Diniz Dantas (Foto: Acom/TRF3)
Leila Paiva agradeceu em nome dos desembargadores empossados e pontuou a ânsia da população por justiça e igualdade.
“Muitos cidadãos precisam ser trazidos de volta para o seio de sociedade, não podem ficar à margem e terem negados os direitos fundamentais garantidos pela Constituição. Sabemos que a função jurisdicional constitui a última fronteira da esperança, não podemos estar ociosos ao senso de fraternidade”, finalizou.
Desembargadora federal Leila Paiva (Foto: Acom/TRF3)
O evento contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, além de outras autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo; representantes das Forças Armadas; Ministério Público; Advocacia-Geral da União (AGU); Defensoria Pública; professores; advogados; familiares; amigos e servidores.
Ao final da solenidade, houve apresentação musical do Grupo Vocal “Trato No Tom” e dos irmãos Fernanda e Walace Giuzio, filhos do desembargador federal Victório Giuzio.
Ali Mazloum, Victório Giuzio, Marisa Santos, David Dantas, Leila Paiva, Herbert de Bruyn e Marcelo Vieira de Campos (Foto: Acom/TRF3)
Empossados
O desembargador federal David Dantas ingressou no TRF3 em 4/10/2013 e foi eleito pelo Pleno da Corte em novembro de 2022 para o cargo de corregedor regional. Ele dará continuidade ao mandato iniciado por Luiz Stefanini, que se aposentou. O magistrado apontou como principais desafios da função oferecer à sociedade uma Justiça eficiente, com foco no cidadão.
Leila Paiva ingressou na Justiça Federal em 1996, foi indicada ao cargo de desembargadora federal por merecimento e tomou posse administrativa em dezembro de 2021. A magistrada assumiu a vaga da aposentadoria de Fábio Prieto. “É a coroação da carreira, a ideia é somar ao Tribunal com minha força de trabalho”.
Victório Giuzio foi aprovado em 1992 para o cargo de juiz federal. Ele foi promovido por antiguidade para vaga de Batista Gonçalves. A posse administrativa ocorreu em dezembro de 2022.
Sobre a carreira, o magistrado afirmou atuar com o compromisso constitucional de se alcançar uma sociedade justa mais solidária. “Eu fiz isso na primeira instância e hoje tenho essa oportunidade com um colegiado”.
Desembargadora federal Marli Ferreira; ex-presidente Michel Temer; secretário de Governo Gilberto Kassab; presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos; e secretário estadual de Justiça e Cidadania, desembargador aposentado Fábio Prieto (Foto: Acom/TRF3)
Herbert de Bruyn tomou posse na Justiça Federal da 3ª Região em 1996, foi nomeado desembargador federal por merecimento na vaga de Lúcia Ursaia. Ele assumiu administrativamente em dezembro de 2022.
“Estou satisfeito com a oportunidade de realizar este trabalho. Tenho 26 anos de magistratura, espero que dessa vivência possa trazer algo positivo”.
Ali Mazloum ingressou na Justiça Federal em 1992, foi promovido por antiguidade e ocupa a vaga deixada por Diva Malerbi.
“Espero, como desembargador federal, representar bem este Tribunal, especialmente satisfazer o anseio do jurisdicionado, que é o nosso público alvo, nossa meta. Pretendo fazer de tudo para distribuir Justiça da melhor forma possível”.
Marcelo Vieira de Campos, advogado, foi nomeado pelo quinto constitucional da advocacia, na vaga de Cecília Marcondes e tomou posse administrativa em dezembro de 2022. O magistrado falou das expectativas da nova etapa.
“Eu chego ao TRF3 abraçado por todos, fui muito bem recebido. É uma possibilidade de poder reciclar ideias, ponto de vista, de sentir, por meio dos processos, como a sociedade brasileira demanda do Judiciário e como podemos prestar o melhor serviço possível”.
Confira íntegra do evento:
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 3534 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br