TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

11 / julho / 2023
Agentes de Polícia Judicial do TRF3 e da JFSP participam de treinamento de armamento e tiro

Atividades incluíram instruções práticas e teóricas 

Agentes de Polícia Judicial da Secretaria de Segurança Institucional (SSEG) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Seção Judiciária de São Paulo (SJSP) participaram, de 26 de junho a 7 de julho, de treinamento de armamento e tiro, realizado na Academia da Secretaria Administração Penitenciária, em Franco da Rocha/SP.  

O curso, que teve duração de cinco dias e foi coordenado pela SSEG e pela Divisão de Segurança Institucional da SJSP (DISE), contou com instrutoria de agentes da Polícia Federal e do agente de Polícia Judicial da 3ª Região Márcio Ferrão. 

O evento faz parte de programa continuado de capacitação dos agentes da Polícia Judicial da Justiça Federal da 3ª Região e atende às diretrizes da Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário.  

Agentes de Polícia Judicial da 3ª Região participam de treinamento (Foto: Acom/TRF3) 

Diversos treinamentos e ações de capacitação têm sido realizados pela Justiça Federal da 3ª Região em parceria com a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.  

“A instrução é uma exigência prevista em lei e regulamentos, tendo, por objetivo, a concessão de Atestado de Capacidade Técnica, documento necessário para expedição do porte de arma de fogo”, ressaltou o diretor da SSEG, Guilherme de Castro Almeida.  

Treinamento  

O curso contou com a participação de 15 alunos, sendo 12 da SJSP; um do TRF3 e dois da Secretaria de Administração Penitenciária, e visa habilitar os agentes da Polícia Judicial para o porte institucional de arma de fogo.  

A carga horária foi de 36 horas-aula, divididas em instruções teóricas e práticas. As atividades incluíram demonstração de procedimentos de segurança, manuseio de armamento e técnicas de tiro. Ao final, uma prova prática foi aplicada.     

Para Rodney Baurich Cabral de Souza, foi a primeira experiência com armas em 30 anos de Justiça Federal. “Percebi uma evolução a cada dia e venho me superando desde então”, afirmou.   

Rodney Baurich Cabral de Souza (Foto: Acom/TRF3) 

Adilson Bellini enfatizou o aprendizado com a presença de técnicas e práticas novas. “Sempre temos algo a aprender, mostrar e acrescentar à Justiça”, disse.   

Mário Henrique Garrido falou da admiração pela carreira policial e da possibilidade de contribuir com a corporação. Para o agente, o curso excedeu as expectativas e agregou conhecimento à sua formação.  

O instrutor do curso Márcio Ferrão, que também faz parte da Polícia Judicial da 3ª Região, mencionou a importância do treinamento para que o uso da arma dentro de um fórum seja feito com segurança. “Buscamos o manuseio correto e, caso haja necessidade de utilização, que seja com precisão e eficiência”, pontuou.   

Instrutor da SSEG Márcio Ferrão (Foto: Acom/TRF3) 

A Polícia Judicial é responsável pela segurança de magistrados, unidades judiciais e administrativas, servidores e jurisdicionados. Tem que realizar, entre suas atribuições, escolta de magistrados e proteger oficiais de justiça no cumprimento de mandados. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  
 
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:    
 
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin       
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter       
JFMS: Instagram e Facebook   

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2524 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br