Encontro on-line reuniu integrantes das bibliotecas do Poder Judiciário no dia 17 de agosto
A Seção de Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (RBIB/TRF3) participou, em 17 de agosto, da III Jornada Interna do GT2 (Memória e Patrimônio Bibliográfico) da Rede BiblioMemojus, formada por bibliotecas do Poder Judiciário. O evento ocorreu na modalidade on-line.
O encontro reuniu 70 participantes, que analisaram ações de memória no diagnóstico situacional das bibliotecas, realizado em 2022; e ações de memória desenvolvidas por cinco bibliotecas de tribunais durante o III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado, no mês de maio, em Porto Alegre.
O primeiro tema foi exposto pelo chefe da Seção de Gestão Documental e vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Rodrigo Japiassu.
“Foram discutidas ações de memória para que sejam consideradas igualmente como aspectos de gestão de bibliotecas. Inclusive, aspectos teóricos e metodológicos envolvendo estudo e pesquisa de acervos, sobre a trajetória da instituição, memória institucional, patrimônio cultural e bibliográfico”, disse.
Participantes da III Jornada Interna do GT2 da Rede BiblioMemojus
A coordenadora do Núcleo de Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Magda de Conto, apresentou o tema Ações das Bibliotecas do Rio Grande do Sul.
“Participar da Jornada foi muito gratificante, pela troca de ideias, que nos motiva a buscar o melhor para as bibliotecas”, elogiou.
A juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), atuou como debatedora no evento e destacou o compartilhamento de conhecimento e experiências apresentados.
“Vimos que, além de técnicas arquivísticas e de restauro para preservação de acervos, temos um empolgante desafio para o aprimoramento de nossas bibliotecas. Atuar em rede nos fortalece e nos estimula”, salientou.
Outro debatedor foi o juiz de Direito Carlos Alexandre Böttcher, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e coordenador da Rede BiblioMemojus. Ele salientou a importância das jornadas que permitem o intercâmbio de conhecimento, experiências e boas práticas.
O magistrado também parabenizou os profissionais bibliotecários da Justiça Federal da 3ª Região pela assessoria prestada às atividades da rede. A mediação dos debates foi realizada supervisora da Seção de Biblioteca do TRF3, Luciana Napoleone.
Jornadas e Rede BiblioMemojus
As Jornadas Internas têm a finalidade de abordar temas específicos de interesse sobre a memória e patrimônio bibliográfico do Poder Judiciário.
A Rede BiblioMemojus é formada por bibliotecas e bibliotecários do Poder Judiciário e tem como objetivos fomentar a colaboração entre profissionais da área jurídica, de documentação e informação de todo o país; incentivar a cooperação e o trabalho em rede das bibliotecas do Poder Judiciário entre si e com outros Poderes e difundir a Memória do Poder Judiciário.
A Rede conta com sete Grupos de Trabalho e a RBIB/TRF3 atua diretamente na assessoria das atividades.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 515 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br