Tema é o centro da campanha “Setembro Amarelo”
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 12 de setembro, a palestra “Vamos Conversar sobre Prevenção ao Suicídio”, ministrada pelo médico neurologista Leandro Teles.
O evento, destinado ao público em geral, foi dirigido pelo desembargador federal Nino Toldo. “Trata-se de um tema sobre o qual as pessoas têm receio de falar abertamente. Aqueles que já conviveram com o problema sabem o quão doloroso é. Precisamos aprender a lidar com os primeiros sinais e certificar que tipo de ajuda pode ser dada ”, falou na abertura da palestra.
Diretor da Emag Nino Toldo (esquerda) e o médico Leandro Teles
“A ideia da campanha Setembro Amarelo é ir além da conscientização, é falar corretamente sobre a questão para que não seja um tabu. O suicídio e a depressão crescem na sombra da não comunicação”, alertou Leandro Teles.
Anualmente, 1 milhão de pessoas morrem por suicídio em todo o mundo. “No Brasil, são 14 mil vítimas por ano, mas existe subnotificação, visto que muitos idosos falecem em seus lares e não são incluídos nas estatísticas”, informou o médico.
Palestrante interage com participantes (sala multiuso Emag)
O especialista salientou as ferramentas de enfrentamento como a atenção aos primeiros sinais apresentados pelas pessoas. Ele abordou, também, o cuidado que os meios de comunicação devem ter ao noticiar suicídios. “Precisamos falar sobre o problema sem idolatria ou juízo de valores e sim enfatizar que o suicídio tem relação estreita com a saúde mental e divulgar ao máximo os canais de ajuda para quem precisa”, explicou.
O neurologista frisou que a maior incidência ocorre entre jovens de 15 a 30 anos e idosos com mais de 70 anos. “Do ponto de vista médico, não estamos tendo o sucesso na prevenção e as taxas de suicídio no país estão crescendo. Precisamos avançar por meio de ações concretas e eficazes”, finalizou.
No encerramento do evento aconteceu uma rodada de perguntas e sorteio de livros para os participantes.
O especialista é membro da Academia Brasileira de Neurologia, palestrante e consultor de veículos de comunicação como TVs, rádios, revistas, jornais e portais de internet.
O canal da Emag no YouTube disponibiliza os eventos realizados, além de conteúdos elaborados por magistrados, professores e especialistas.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 595 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br