Ministro do STJ Moura Ribeiro expôs o tema
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, no dia 21 de setembro, a palestra “Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR)”, apresentada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro.
O evento, destinado ao público em geral, foi dirigido pelo desembargador federal Nino Toldo e contou com a participação da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Marisa Santos, que abriu os trabalhos, e do vice-presidente, desembargador federal Antonio Carlos Cedenho.
Antonio Carlos Cedenho, Paulo Moura Ribeiro, Marisa Santos e Nino Toldo (Foto: Acom/TRF3)
“É uma honra receber o ministro para abordar um tema tão atual e importante. Nada melhor do que ouvir alguém que convive diariamente com essa questão”, disse a presidente do TRF3.
O ministro Paulo Moura Ribeiro enfatizou o papel alcançado pelo Judiciário, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial. “O Judiciário passou a ter protagonismo devido à necessidade de interpretação das leis em termos que não se entendem. Nós deixamos de ter uma função declaratória para exercer uma interpretação a qual se exige segurança”, avaliou.
O palestrante fez uma ampla apresentação de casos concretos que tramitaram no STJ e as respectivas decisões envolvendo demandas repetitivas. Foram ações como fertilização “in vitro” e criopreservação de óvulos, direito de aposentados à permanência em planos de saúde, recuperação judicial para produtores rurais, superendividamento e questões relacionadas ao direito do consumidor.
Público assiste à palestra no Auditório da Emag (Foto: Acom/TRF3)
No encerramento do evento, os participantes debateram o tema e responderam a perguntas formuladas pelos presentes.
IRDR
O IRDR é um instrumento criado pelo Código de Processo Civil para solução de controvérsias jurídicas que se multiplicam em grande número de processos no âmbito dos tribunais.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 752 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br