Eventos ocorreram entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) promoveu, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, os eventos “Soluções de conflitos fundiários”, “Vida boa em cada instante: reflexões sobre o pensamento estoico” e “Seminário de Direito Ambiental”.
Soluções de conflitos fundiários
No primeiro dia do curso, foram apresentados os tópicos “A ADPF 828-STF e a atuação do CNJ nos conflitos possessórios coletivos”, pela juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Fabiane Pieruccini, e mediação do desembargador federal Carlos Muta; “Funcionamento da Comissão de Soluções Fundiárias”, pela secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Patrícia Elache Gonçalves dos Reis Canela, e presença da juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira.
O segundo dia abordou “A mediação e a conciliação nos conflitos fundiários coletivos” e teve a presença do desembargador e presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR, Fernando Antônio Prazeres, com mediação do desembargador federal Carlos Muta. Também foi realizado o workshop "Prática das Comissões de Soluções Fundiárias", com participação dos três palestrantes.
Fernando Antônio Prazeres, Ana Lúcia Iucker, Carlos Muta, Fabiane Pieruccini e Patrícia Elache Gonçalves dos Reis Canela (Foto: Acom/TRF3)
Assista à íntegra do curso.
Vida boa em cada instante: reflexões sobre o pensamento estoico
No dia 29 de novembro, o professor e escritor Clóvis de Barros Filho abordou a temática “Vida”, segundo a visão de renomados filósofos, como Kant, Rousseau, Aristóteles, dentre outros, sob o enfoque do estoicismo. Para o palestrante, a vida que vale a pena ser vivida é a estabelecida no aqui e agora, não fruto de projeções de presente e futuro.
Estiveram presentes no evento a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e os desembargadores federais Nino Toldo, André Nekatschalow, Renata Lotufo, Antonio Morimoto e Cristina Nascimento de Melo.
Da esquerda para a direita: Cristina Nascimento de Melo, Nino Toldo, Marisa Santos, Clóvis de Barros Filho, Renata Lotufo, Antonio Morimoto e André Nekatschalow (Foto: Acom/TRF3)
Seminário de Direito Ambiental
O evento ocorreu entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. No primeiro dia, foram abordados os impactos do dano ambiental às populações indígena e ribeirinha; a apuração da degradação ao meio-ambiente relacionados à perícia, ao processo e à recuperação, e o marco regulatório e o mercado de crédito de carbono.
O segundo dia do seminário contou com a presença do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, senador Nelsinho Trad, e da procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali. Foram discutidos o cadastro ambiental rural e os desafios da compensação ambiental; e os efeitos dos incêndios florestais e os desafios da Rota Bioceânica.
Prestigiaram o evento a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e os desembargadores federais Mônica Nobre, Nino Toldo, Renata Lotufo, Antonio Morimoto e Alessandro Diaferia.
Da esquerda para a direita: Nino Toldo, Mônica Nobre, Ana Carolina Ali, Nelsinho Trad, Marisa Santos, Renata Lotufo, Antonio Morimoto, Carolline Scofield, Raecler Baldresca e Alessandro Diaferia (Foto: Acom/TRF3)
Assista à íntegra do curso.
Próximos Eventos
Dia 11 de dezembro
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 647 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br