Mutirão, voltado aos processos de expurgos inflacionários, ocorre até sexta-feira (5/4)
A Central de Conciliação de São Paulo (Cecon/SP) iniciou, em 1º de abril, a “Semana Regional da Conciliação de Poupança”. No primeiro dia foram realizadas 54 audiências, com um total de 48 acordos. A iniciativa segue até sexta-feira, dia 5 de abril.
Para o mutirão, foram agendadas mais de mil sessões de conciliação em processos de expurgos inflacionários das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais.
Mutirão ocorre até sexta-feira, 5/4 (Fotos: Acom/TRF3)
A maioria das ações são de 2005 a 2008 e têm como partes cidadãos que possuíam poupança na Caixa Econômica Federal (Caixa) nos períodos dos planos econômicos.
“É uma semana muito relevante. A Caixa oferece a proposta para as partes e advogados comparecerem e analisarem. Se houver acordo, o processo será finalizado”, disse a coordenadora substituta do Gabinete da Conciliação, desembargadora federal Giselle França.
Coordenadora substituta do Gabinete da Conciliação Giselle França
A coordenadora da Cecon/SP, juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, explicou o diferencial da semana regional.
“É uma conciliação em que não há medida de negociação ou contraproposta, mas uma consulta à parte. Se ela aceitar, o valor será depositado em 15 dias”, disse.
Coordenadora da Cecon/SP Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira
Acordos
Maria Assis teve o dinheiro de uma conta poupança retido no Plano Collor e entrou com ação judicial. Atualmente com 80 anos, compareceu ao mutirão e fechou acordo em um processo de 2009.
Toshio Itikawa também obteve um acordo e ficou aliviado.
"É um processo antigo, o importante é concluir esse ciclo”, destacou.
Para a advogada Cláudia de Lourdes Ferreira Pires Carvalho, que fechou acordo para duas clientes, a proposta veio em boa hora.
"Já se passaram muitos anos, as pessoas têm direito e precisam desses valores”, refletiu.
Mesas de conciliação na Cecon/SP
Segundo o advogado representante da Caixa, João Manuel Grilo Carnide, a “Semana da Conciliação de Poupança” representa uma experiência positiva.
“Uma forma de encerrar os processos e, o mais importante, de fazer justiça”, concluiu.
O mutirão segue até do dia 5 de abril, na sede da Cecon/SP, Avenida Paulista nº 1.345, 1º andar.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 828 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br