“É de pequeno que se aprende a Conciliar” visa disseminar ferramentas da mediação de conflitos por meio de atividades pedagógicas
O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida visitou, em 22 de maio, quatro escolas municipais de Itaquaquecetuba/SP que participam do projeto “É de pequeno que se aprende a Conciliar”, apoiado pelo Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Gabcon/TRF3).
O magistrado também ministrou um curso sobre o método de solução consensual de conflitos da Justiça Federal para duas turmas de professores da rede pública municipal.
Método de mediação é aplicado em sala de aula e tem como base o livro “Ava e os Quadradinhos” (Fotos: Acom/TRF3)
A visita proporcionou o primeiro contato do magistrado com as unidades escolares que implementaram a metodologia.
“A experiência foi sensacional. Vivenciamos como as professoras estão trabalhando o conteúdo e adquirimos novas experiências. Além disso, foi fantástico ouvir as crianças falarem em ‘empatia’ e ‘escuta ativa’, constatar como o tema já faz parte da realidade deles”, enfatizou.
Rosane Sanches Antunes também participou da visita. Ela é autora do livro “Ava e os Quadradinhos”. A obra é o primeiro volume da série em que se baseia o projeto e traz uma abordagem global das ferramentas de conciliação.
Ela contou que, antes da implantação do “É de pequeno que se aprende a Conciliar”, conheceu as unidades educacionais, fez reuniões de planejamento e aplicou atividades com os professores.
Alunos, divididos em pares, trabalharam a escuta ativa
“É emocionante ver os educadores atuando de forma criativa. A ideia é que os alunos aprendam as ferramentas para se tornarem adultos positivos”, enfatizou.
Projeto foi idealizado pela conciliadora da Cecon/SP Rosane Sanches Antunes
Visita
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva foi a primeira a ser visitada. Dos 622 alunos, 193 participam do “É de pequeno que se aprende a Conciliar”.
Na sala do 5º ano, a professora Roseli Rodrigues Pacheco deu uma aula sobre os instrumentos de mediação. “É importante tratar o tema com as crianças, porque temos vários conflitos a serem resolvidos”, ponderou.
Aula sobre instrumentos de mediação
Para o aluno Victor Gabriel, o conteúdo trata de sentimentos. “Eu aprendi a frase ‘não pisar na linha’, que significa não invadir o espaço do outro”, explicou.
O estudante Murilo elogiou as aulas. “São boas, pois ensinam sobre respeito. Eu gosto de paz e não de briga”, destacou.
Na Emeb Village, 165 dos 205 alunos integram a ação. A professora Alice Lins falou com os estudantes sobre empatia, colaboração e respeito às diferenças.
Quatro alunos da turma compuseram um “rap” sobre o tema e apresentaram durante a visita.
“As ferramentas de conciliação contribuem para a mudança de hábitos a partir da unidade escolar”, refletiu a diretora Patrícia Dias.
Alunos apresentaram um “rap” sobre o tema conciliação
A Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes tem 402 alunos, dos quais 350 estão no projeto. Lá, a professora Luciana Feu utilizou uma dinâmica entre os alunos, que divididos em pares, trabalharam a escuta ativa.
“Plantamos a sementinha do diálogo, tolerância, responsabilidade e solidariedade. E isso dará frutos”, refletiu.
Para a diretora da unidade educacional Isabel Cristina Soares de Oliveira, o objetivo é que os estudantes sejam multiplicadores e levem os conceitos além dos muros da escola.
De acordo com o estudante David Melo, a disciplina mostra que eles não podem maltratar ou xingar os amigos.
A última Emeb visitada foi a Vereador Augusto dos Santos. Lá, um total de 564 alunos participam da ação.
Magistrado e conciliadora visitaram a Emeb Vereador Augusto dos Santos
Wagner Marques, gestor de projetos educacionais da Secretaria de Educação, destacou que o dia foi simbólico. “A iniciativa oferece uma oportunidade para construirmos uma comunidade de paz”, refletiu.
O secretário de Educação de Itaquaquecetuba, José Rosa Martins, acrescentou que a proposta agrega e complementa a parte pedagógica.
Formação
Após visitar as escolas, o juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida deu um curso de capacitação sobre o método de solução de conflitos da Justiça Federal, adaptado para o ambiente escolar, para duas turmas de professores da rede pública municipal.
Os encontros ocorreram na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba.
Paulo Marcos Rodrigues de Almeida deu um curso de capacitação sobre o método de solução consensual de conflitos da Justiça Federal
A primeira exposição foi uma extensão de palestra realizada no mês de fevereiro, na Cecon/SP. Os professores puderam discutir experiências e relatar casos práticos.
A segunda apresentação contou com a participação de educadores que tiveram contato inicial com o tema.
“A formação é essencial para os professores. A ideia é deixá-los plenamente familiarizados com tudo que gira em torno da conciliação e da mediação”, concluiu o magistrado.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
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