Hélio da Silva é criador do parque Tiquatira, considerado o primeiro linear da cidade de São Paulo
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por meio da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental, realizou, em 20 de junho, palestra com Hélio da Silva, conhecido pelo apelido “o plantador de árvores” e criador do Parque Tiquatira, no bairro da Penha. O local é considerado o primeiro parque linear da cidade de São Paulo e o quarto no mundo.
A presidente da Comissão, desembargadora federal Therezinha Cazerta, apresentou o palestrante e mencionou a relevância do assunto em um momento de debates sobre os impactos das mudanças climáticas no país.
Desembargadora federal Therezinha Cazerta e o palestrante Hélio da Silva (Fotos: Acom/TRF3)
Hélio da Silva contou como surgiu a ideia de plantar mudas de árvores às margens do Rio Tiquatira. O lugar, próximo à sua residência, encontrava-se abandonado e degradado. Com o objetivo de transformar o espaço, ele iniciou o plantio sozinho.
“Em 2003, comprei 200 árvores, mas logo foram destruídas. Adquiri mais 400 mudas e novamente destruíram. Decidi, então, que iria plantar 5 mil árvores. Virou uma missão”, afirmou.
Além do ambiente arborizado, o parque atualmente possui quadras esportivas, banheiros, academia de ginástica ao ar livre e pista de skate.
Segundo o plantador de árvores, de novembro de 2003 a abril de 2024, foram plantadas no local por volta de 40 mil árvores nativas, de 160 espécies, das quais 90% são típicas da Mata Atlântica. A meta é chegar a 50 mil. “Tudo na vida, quando se tem um sonho e um objetivo, necessita de ação e atitude. E eu nunca me furtei a isso”, concluiu.
Participantes da palestra
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 862 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br