Evento foi organizado pela Emag e pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
No dia 5 de agosto, durante o curso de formação para juízes federais aprovados no XX Concurso Público da Justiça Federal da 3ª Região, foi realizado o seminário “Preservação Ambiental, Segurança Jurídica e Inovação no âmbito do Agronegócio”.
O evento, organizado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) e pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES), contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
O magistrado tratou da imparcialidade dos juízes e da objetividade no julgamento de causas do Direito Ambiental.
“É uma grande satisfação abordar um tema complexo, que envolve agronegócio, desenvolvimento sustentável, controle de constitucionalidade e legalidade”, pontuou.
Ministro do STF André Mendonça (Fotos: Acom/TRF3)
Na abertura do evento, o vice-presidente do TRF3, desembargador federal Johonsom di Salvo recepcionou os presentes e ressaltou a relevância da iniciativa.
A diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, presidiu a mesa de palestras e enfatizou a exposição de André Mendonça, relator de processos sobre o tema ambiental e autoridade no assunto.
Grandino Rodas, ministro do STF André Mendonça, desembargadores federais Johonsom di Salvo (vice-presidente), Marisa Santos (diretora da Emag), Nino Toldo (membro do Conselho de Administração) e Renata Lotufo (coordenadora acadêmica da Emag)
Na sequência, o presidente do CEDES, Grandino Rodas, ressaltou o desenvolvimento agropecuário e a necessidade de cuidado com o meio ambiente.
“A agropecuária no Brasil corresponde a 25% do produto interno bruto e sua produtividade aumenta a cada ano. O seminário é oportunidade de disseminar sobre preservação ambiental, segurança jurídica e inovação”, acrescentou.
A mesa foi composta ainda pelos desembargadores federais Nino Toldo e Renata Lotufo.
Mais de 130 pessoas participaram do seminário
Palestras
O primeiro painel foi composto pelas palestras do engenheiro agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (USP) José Otávio Menten, do subprocurador-geral da República Marcelo Muscogliati e da juíza federal Raecler Baldresca.
O segundo painel teve apresentações do presidente do Instituto SOS Pantanal Alexandre Bossi e do advogado e professor Werner Grau.
Mais de 130 pessoas participaram do seminário.

Esta notícia foi visualizada 867 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br