Evento foi organizado pela Comissão Permanente de Gestão Socioambiental
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, no dia 17 de setembro, a palestra “Mudanças Climáticas no Brasil: entendendo o problema e discutindo como nos adaptar a essas mudanças”, ministrada pelo professor Marcos Silveira Buckeridge, do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.
O evento, coordenado pela Comissão Permanente de Gestão Socioambiental, sob a presidência da desembargadora federal Therezinha Cazerta, teve transmissão ao vivo pelo Youtube.
Desembargadora federal Therezinha Cazerta e professor Marcos Buckeridge (Foto: Acom/TRF3)
“Esse é um tema que tem nos preocupado muito. Onde vamos parar se não pararmos? Sabemos que os eventos severos do clima e alguns desastres estão aumentando. As empresas e os governos precisam tomar atitudes para conter esse avanço”, disse a magistrada.
Marcos Buckeridge iniciou a apresentação fazendo uma distinção entre os significados de tempo e clima. “Para compreender o clima, precisamos entender o comportamento da Terra. Existem três movimentos importantes que precisam ser considerados: excentricidade, obliquidade e precessão. Também temos as manchas no Sol, com picos a cada 11 anos, que influenciam o clima.”
O professor abordou os fenômenos El Niño (aumento da temperatura no Pacífico), La Niña (diminuição da temperatura na faixa equatorial do Pacífico) e NAO (oscilações no Atlântico Norte).
Discorreu sobre questões relativas ao aumento populacional mundial, as tecnologias existentes para a sobrevivência humana, o comportamento coletivo nos processos decisórios da sociedade e os possíveis caminhos para o futuro.
“A mudança climática global está relacionada ao tamanho da população. Demógrafos estimam que por volta de 2100 a população mundial atinja 10 bilhões de pessoas.”
Marcos Buckeridge detalhou os possíveis indutores, impactos e soluções para o problema e destacou a importância do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), elaborado por um grupo de cientistas das Nações Unidas para monitorar e assessorar a ciência global.
Assista à íntegra da palestra no Youtube.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

Esta notícia foi visualizada 435 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br