Cerimônia ocorreu em sessão plenária da Corte eleitoral
Os magistrados Fernando Nardon Nielsen e João Felipe Menezes Lopes, da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), foram empossados no dia 16 de setembro, respectivamente, como membros titular e substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), na classe de juiz federal, para o biênio 2024-2026.
A cerimônia ocorreu durante sessão plenária no TRE-MS, conduzida pelo presidente da corte, desembargador Carlos Eduardo Contar.
Na ocasião, o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), foi empossado como membro substituto na classe desembargador.
O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, dos juízes-membros e representante do Ministério Público Eleitoral (MPE). Na solenidade, houve a despedida do juiz federal Ricardo Damasceno de Almeida, que foi membro do TRE-MS no biênio 2022/2024.
Desembargador federal Carlos Muta (à esquerda) esteve presente à cerimônia (Fotos: TRE-MS)
O TRE-MS é composto por sete membros, sendo: dois juízes, entre os desembargadores do TJMS; dois juízes de direito, escolhidos pelo TJMS; um juiz federal, escolhido pelo TRF3); e dois juízes, selecionados entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJMS, em listas tríplices, e nomeados pelo presidente da República.
Os substitutos dos membros efetivos são escolhidos pelo mesmo processo, em número igual ao de cada classe.
Fernando Nardon Nielsen
Mestre em Direitos Humanos e Fronteiras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o magistrado é membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e coordenador da Central de Conciliação da SJMS (Cecon/MS). Foi diretor da Subseção da Justiça Federal de Dourados e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) durante o biênio 2016-2018. Atualmente é auxiliar da Presidência do TRF3.
João Felipe Menezes Lopes
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está vinculado ao TRF3 desde 2014. Atuou como procurador do Estado de Mato Grosso do Sul, no biênio 2010/2011, como auxiliar e instrutor no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o biênio 2018/2022. Desde 2022, exerce o cargo de juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É pesquisador visitante no George C. Marshall European Center for Security Studies desde 2023.
Luiz Tadeu Barbosa Silva, Fernando Nardon Nielsen, João Felipe Menezes Lopes
Com informações do TRE-MS
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 884 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br