Condecoração é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, prestigiou, em 14 de outubro, a Sessão Solene de Outorga do Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. A cerimônia ocorreu na sede do TJSP.
A honraria é a mais importante distinção do Tribunal paulista. Foi instituída em 1973 com o objetivo de condecorar pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, pelos méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário.
“A homenagem prestada pelo TJSP ao ministro Dias Toffoli é motivo de estarmos aqui, em prestígio à cooperação e unidade dos propósitos entre as Justiças Federal e Estadual. Celebrando esses eventos em conjunto, demonstramos a nossa capacidade de dialogar e fortalecer a resposta à sociedade na prestação jurisdicional mais célere e eficiente”, explicou o presidente do TRF3, Carlos Muta.
Dias Toffoli e Carlos Muta (Fotos: Acom/TRF3)
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidiu a cerimônia e entregou o colar a Dias Toffoli.
“É uma honra para o TJSP tê-lo, de hoje em diante, em nossas fileiras. Obrigado por tudo o que Vossa Excelência propiciou ao Poder Judiciário nacional", elogiou.
Em nome do Tribunal paulista, o desembargador Carlos Vieira von Adamek fez um relato sobre a trajetória de Dias Toffoli no STF e o período em que presidiu a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"O ministro vem cumprindo sua missão com maestria, sabedoria, competência, sem se esquivar de expor o seu entendimento em assuntos complexos. É um magistrado que consegue equilibrar o Direito e a Justiça”, pontuou.
Participaram da cerimônia outros ministros do Supremo e autoridades.
O ministro do STF Cristiano Zanin parabenizou Dias Toffoli pela carreira. Também ministro do STF, Alexandre de Moraes enfatizou a personalidade agregadora e pacificadora do homenageado.
O ex-presidente da República Michel Temer ressaltou as qualificações de Dias Toffoli no plano pessoal e na atuação profissional.
Cerimônia ocorreu no TJSP (Foto: Acom/TRF3)
O ministro homenageado atua há 15 anos na magistratura. Em seu discurso, externou satisfação de receber a honraria do TJSP, instituição do seu estado natal. Ele ainda contou um pouco a sua história.
“Tenho orgulho de ter relatado casos extremamente importantes ao longo desse período. Aqui no Brasil, há uma Constituição que dá um papel relevantíssimo ao sistema judicial, de garantir o fim das desigualdades sociais e regionais, defender a solidariedade e a paz. O Judiciário brasileiro tem agido com esse objetivo”, concluiu.
O evento contou com a presença de membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de familiares do homenageado.
Com informações do TJSP
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 588 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br