Ministro Luis Felipe Salomão conheceu projetos de inovação desenvolvidos pela 3ª Região
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, e um grupo de desembargadores, juízes e servidores federais receberam, no dia 17 de outubro, o corregedor-geral da Justiça Federal e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão.
Durante o encontro, no auditório do Tribunal, foram apresentados projetos de inovação desenvolvidos pela 3ª Região, sistemas de controle estatístico e de integração ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).
Compuseram a mesa de honra, além do corregedor-geral e do presidente do TRF3, os desembargadores federais Johonsom di Salvo (vice-presidente), Nelton dos Santos (corregedor regional) e Mônica Nobre (conselheira do Conselho Nacional de Justiça).
Ministro Luis Felipe Salomão e presidente do TRF3, Carlos Muta (Fotos: Acom/TRF3)
O presidente do TRF3 saudou o ministro e falou sobre os projetos da Corte.
“A presença de todos neste auditório simboliza a união desta instituição e o respeito que temos pela Corregedoria. Queremos tornar o acesso à Justiça efetivamente republicano, a partir de dados que possam ser acompanhados não apenas pelos órgãos de controle do Conselho da Justiça Federal, mas também pela população em geral”, disse.
O ministro Luis Felipe Salomão agradeceu a recepção e destacou o trabalho das inspeções e correições.
“Nas visitas aos Tribunais, temos a oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, os sistemas que estão funcionando e as formas de controle processual. O trabalho da 3ª Região é reconhecido como de ponta. Nossa ideia é levar as boas práticas para os outros tribunais.”
Desembargador federal Nelton dos Santos, ministro Luis Felipe Salomão, presidente Carlos Muta e desembargadores federais Johonsom di Salvo e Mônica Nobre
Apresentações
O juiz federal Caio Moysés de Lima apresentou o projeto “Fábrica de Cálculos”, que disponibiliza aos gabinetes de magistrados e ao público externo ferramentas que facilitam a análise de interesse de agir, valor da causa e cumprimento de requisitos para obtenção de benefícios em ações previdenciárias concessórias e revisionais. Ele também fez uma demonstração sobre as integrações e automações previdenciárias dos sistemas PJe e PrevJud que possibilitam a juntada automática de dossiês e o envio de ordens judiciais eletrônicas para cumprimento automatizado.
Juiz federal Caio Moysés de Lima durante sua exposição
Na sequência, a juíza federal Anita Villani falou sobre o Programa e-Vara, desenvolvido com o objetivo de revisar o modelo organizacional das varas da Justiça Federal. A iniciativa busca otimizar a força de trabalho e permitir que a tecnologia realize atividades operacionais e lógicas para que magistrados e servidores possam se concentrar em tarefas analíticas.
Juíza federal Anita Villani falou sobre o Programa e-Vara
A juíza federal em auxílio à Presidência Adriana Delboni Taricco apresentou o Programa Justiça 4.0. O sistema é formado pela atuação conjunta e funcional dos Núcleos de Justiça 4.0, Rede de Apoio 4.0 e Comitê Gestor de Justiça 4.0, instituídos para planejar, gerir e promover a tramitação rápida e o julgamento eficiente de processos judiciais.
Juíza federal Adriana Delboni Taricco falou sobre o Programa Justiça 4.0
A servidora Kátia Egídio fez uma demonstração das ferramentas disponíveis sobre a movimentação processual na 3ª Região em painéis Power BI. Foram apresentados os dados estatísticos e relatórios que podem ser gerados sobre a entrada e saída dos feitos, acervo e produtividade.
Por fim, a presidente da Comissão de Informática da 3ª Região, desembargadora federal Daldice Santana, falou sobre inovações que estão sendo desenvolvidas para o PJe, como um novo editor de textos.
Magistrados no auditório do TRF3
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 671 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br