Ação ocorre nos dias 29 e 30 de agosto
Equipe de magistrados e servidores da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul esteve, em 31 de julho, na Aldeia São João, localizada no município de Porto Murtinho (MS), para visita técnica preparatória da próxima edição do projeto Caminho do Acordo.
Durante o encontro, os representantes da Justiça Federal foram recebidos pelo vice-cacique Arisvaldo Mendes, que acompanhou as tratativas logísticas e apresentou as demandas da comunidade.
Equipe da JFMS visita a Aldeia São João, na região de Porto Murtinho
A reunião contou com a presença do grupo de Assistência Social da Prefeitura de Porto Murtinho que, durante o Caminho do Acordo, irá oferecer emissão de passe livre, atualização de CadÚnico, recreação para crianças, além de suporte com transporte e alimentação.
Uma das novidades da edição é a participação da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul - Serviço Social da Indústria (Fiems/SESI), que objetiva fomentar a valorização da arte do povo indígena Kadiwéu, tradicionalmente produzida pelas mulheres da aldeia.
A comitiva visitou a casa da artesã Kailana Evelin da Silva Almeida, 18 anos, que continua o legado artístico da mãe falecida recentemente. Na ocasião, a jovem mostrou como as cerâmicas da etnia são pintadas.
Artesã de 11 anos auxilia na produção das peças e na economia da casa
Artesanato produzido no local
Aldeia São João
A edição será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, na escola municipal da Aldeia São João, e contará com atendimentos jurídicos, sociais e de cidadania voltados à comunidade indígena local.
A ação também será marcada pela valorização da cultura, reforçando o compromisso institucional com uma atuação inclusiva, respeitosa e sensível às especificidades regionais.
Caminho do Acordo
O projeto é uma iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região, coordenada pela Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul. Ele visa promover o acesso à justiça e à cidadania em comunidades de difícil acesso, por meio da conciliação e da atuação integrada de órgãos públicos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 38 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br