Homens foram presos durante abordagem em praça de pedágio
A 2ª Vara Federal de Presidente Prudente/SP condenou dois homens a penas que variam entre 7 e 9 anos de reclusão por transportar 52 quilos de cocaína acondicionadas em malas no bagageiro de um ônibus interestadual. A sentença é do juiz federal Newton José Falcão.
O magistrado considerou que a materialidade e a autoria do crime foram comprovadas por meio do termo de apreensão e laudo pericial criminal.
De acordo com a denúncia, os acusados, de nacionalidade boliviana, foram presos em flagrante em abril de 2025, na praça de pedágio da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), no município de Pacaembu/SP.
A abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina. Quando questionados, os réus não souberam informar seus destinos ou os objetivos da viagem ao Brasil. Também negaram possuir bagagem — informação desmentida pelo motorista do ônibus, que apresentou os tickets de cinco volumes pertencentes aos bolivianos.
Os policiais relataram que os réus confessaram ter trazido a droga da Bolívia e que receberiam pagamento pelo transporte até São Paulo.
O juiz federal Newton José Falcão enfatizou o modus operandi e a comunhão de propósitos dos réus. “Ambos viajaram no mesmo ônibus, com bagagens idênticas, e agiram com o objetivo de transportar a carga ilícita até São Paulo”, afirmou.
Por fim, o magistrado ressaltou o caráter transnacional do crime.
“O fato de o réu ter sido contratado para um transporte internacional de alto risco, em troca de U$ 1 mil, revela evidências concretas de um envolvimento maior do que a simples condição de ‘mula’ ocasional”
Ação Penal Procedimento Sumaríssimo 5001017-84.2025.4.03.6112
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 77 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br