TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

28 / junho / 2010
PRESIDENTE DA COMISSÃO AMBIENTAL FALA A RÁDIO JUSTIÇA SOBRE A MOSTRA AMBIENTAL DO TRF3
A presidente da Comissão Ambiental do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, concedeu entrevista a Rádio Justiça sobre a mostra ambiental “A caminho da sustentabilidade”

A entrevista foi concedida no dia 18 de junho para o programa CNJ no Ar, da Rádio Justiça. Confira a matéria reproduzida abaixo na íntegra.

Rádio Justiça: Como surgiu a iniciativa de lançar essa mostra ambiental?

Dra. Marisa Santos: Essa é a 2ª Mostra que a Comissão de Gestão Ambiental faz aqui no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. É a segunda vez que acontece. Foi uma idéia da antiga presidente da Comissão, que era a desembargadora Consuelo Yoshida, e o objetivo da mostra é divulgar as providências que o Tribunal tem tomado, no sentido do desenvolvimento sustentável, na economia da energia elétrica, de consumo de água, do combustível, reciclagem do lixo, reciclagem do nosso material descartável, que é reaproveitado pela Gráfica do Tribunal, e que é transformado nos nossos produtos de consumo interno. É também a conscientização. A minha idéia é que mostrando os resultados das providências já tomadas, haveria um incentivo para que continuássemos com as boas práticas de economia de todos esses recursos.

Rádio Justiça: Dra. Marisa, o Tribunal fica na Avenida Paulista, no coração financeiro e digamos até cultural do Brasil, então a gente tem a oportunidade que um grande público visite essa mostra?

Dra. Marisa Santos: O nosso hall está aberto, está acessível ao público externo que deseja ver. E é um trabalho muito bonito desenvolvido pelos servidores do Tribunal, e até algumas fotos foram tiradas pelos nossos servidores. Nós queríamos muito divulgar também que o meio ambiente que nós nos preocupamos não é só esse meio ambiente físico, da água, da energia elétrica. É o meio ambiente do trabalho também. A Comissão agora vai tentar centralizar sua atuação nisso. O Tribunal teve um excelente resultado no combate ao fumo. É um Tribunal que tem uma certificação de ambiente livre de tabaco. Isso nos orgulha muito. Nosso meio ambiente interno melhorou bastante. E nós vamos focar agora em um manual interno de convivência, que vai trazer não só as providências internas para a diminuição desses bens todos, mas também na melhoria das relações de trabalho.

Rádio Justiça: Não só a caminho da sustentabilidade, como também na melhora da qualidade de vida no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Dra. Marisa Santos: Exatamente. É no ambiente de trabalho onde aprendemos a lidar com as pessoas, e elas a lidar conosco. Fica mais agradável, e o ambiente tem que ser bom e saudável, porque nós passamos metade da nossa vida no trabalho. E tem dado muito resultado, porque nós temos encontrado a cooperação de todos que trabalham aqui dentro do Tribunal e de toda a Justiça Federal do 1º Grau. Nós tivemos uma redução no consumo de energia elétrica no 1º quadrimestre de 2010, de 7,6 %, só no primeiro quadrimestre. Com medidas como: vamos apagar a luz ao sair, vamos usar menos o ar condicionado, usar só em determinadas horas do dia. O uso racional desses recursos. Diminuímos o consumo do papel, porque foram incentivadas as impressões frente e verso de todas as sentenças judiciais. E diminuímos o consumo de água, em 3,6%, isso é bem mais que a Meta 6 do CNJ está exigindo que é 2 %. Então, são resultados maravilhosos de todos nós do Tribunal e da Justiça Federal de 1º grau.

Rádio Justiça: É justamente sobre a Meta 6 que eu gostaria de falar agora, dra. Marisa, o Conselho Nacional de Justiça já algum tempo tinha feito uma resolução recomendando aos Tribunais que adotassem que medidas que promovessem ambientes sustentáveis. E agora a Meta 6 como desafio para todos os Tribunais do país. Então é uma mostra que o TRF3 está encarando com muita seriedade essa meta, que às vezes pode ficar em detrimento de metas como o Meta 2, que fala para os Tribunais julgarem processos, ela pode ficar um pouco de lado, o que não é o caso do TRF3?

Dra. Marisa Santos: Não, não é. Até porque todas essas providências tomadas para diminuir o consumo são tão simples, e basta apenas que haja boa vontade de quem trabalha aqui dentro.
Reduzir o consumo de água em 3,6%, como é que se fez isso? Além da cooperação individual, houve a troca de torneiras, na maior parte dos banheiros. É um trabalho que ainda está sendo realizado. Mas trocando quase 50% das torneiras, já tivemos uma redução de 3,6%, então quer dizer que quando tivermos todas trocadas será um resultado muito melhor.
Com relação ao papel, essa medida de imprimir frente e verso, num quadrimestre já trouxe uma economia de 4%. Isso porque nem todas as impressoras que temos na Justiça Federal, têm esse recurso de frente e verso, então elas deverão ser paulatinamente trocadas.
Com relação ao consumo de copos de papel, também não tenho esse número, e nós hoje estamos em um impasse, fazendo um estudo, sobre o seguinte aspecto: Como se incentiva a utilização de copos descartáveis, isso repercute em economia de água? Se todos trouxermos a nossa caneca ao invés de utilizar o copo descartável, também vamos economizar água ou na verdade iremos aumentar o consumo da água. Enfim, são dúvidas que nós temos, mas que vão sendo solucionadas.
Aqui no Tribunal muitos ainda usam aquelas pastas AZ, que estão sendo paulatinamente descartadas, por conta da digitalização. Os nossos servidores da Gráfica têm feito trabalhos belíssimos de reciclagem dessas capas. As agendas que foram distribuídas esse ano são feitas com essas capas, além de blocos de anotação, capas de caderno, tudo isso tem sido feito com essa reciclagem.
O consumo foi reduzido, porque não se gastou comprando essas coisas, e se reciclou aquilo que tínhamos aqui internamente. O que é muito bom. Há muitas coisas que podemos fazer. São pequenas coisas, mas que no conjunto têm uma importância. Se todos nós fizéssemos isso, procurássemos economizar no que está sendo consumido e reciclar aquilo que já foi utilizado, tenho certeza que o orçamento do Poder Judiciário poderia ser menos onerado com tudo isso.

Para acessar a página com o áudio da entrevista: http://www.radiojustica.jus.br clique em “Programa” e “CNJ no Ar”.

---------------

Assista abaixo ao vídeo sobre a mostra ambiental produzido pela Assessoria de Comunicação do TRF3


Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1018 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br


Vídeo Veja o vídeo

Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br