O evento foi dividido em quatro turmas e aconteceu no período de 20/9 a 15/10 Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3 1 - Desembargadora federal Salette Nascimento, diretora da Emag, e desembargador federal Roberto Haddad, presidente do TRF3 2 - Público presente ao evento 3 - Juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo
O último encontro das turmas do workshop Gerenciamento de Rotinas nas Unidades Judiciárias da Justiça Federal na 3ª Região aconteceu hoje, 15/10. Juízes federais e diretores das Seções Judiciárias dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul participaram dos treinamentos, que aconteceram na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), no período de 20/9 a 15/10.
O workshop foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Institucional do Conselho da Justiça Federal em parceria com a Emag e a Assessoria de Estatística e Gestão Estratégica.
No encontro, os participantes apresentaram uma coleção de boas práticas voltadas à racionalização dos serviços cartorários, com base em um fluxo de trabalho com a sequência de atividades dentro do procedimento comum ordinário.
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Roberto Haddad, e a desembargadora Federal Salette Nascimento, diretora da Emag, estiveram presentes no encerramento.
O presidente ressaltou o empenho de toda a 3ª Região pelo alcance da Meta 5 de 2010, que visa implantar métodos de gerenciamento de rotinas de trabalho em pelo menos 50% das unidades judiciárias de primeiro grau: “No total das Varas existentes, mais de 70% participaram do workshop”.
O desembargador federal também agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na realização do projeto e destacou que: “O real significado de uma ação dessa natureza vai além do cumprimento da meta 5 de 2010, pois é uma oportunidade dos diretores de Varas e juízes conhecerem as vivências dos colegas, discutirem as melhores práticas, trocarem ideias, experiências e proporcionarem mais qualidade à prestação jurisdicional”.
O juiz federal Carlos Alberto Loverra, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, participou da quarta turma e ratificou a importância da iniciativa: “É surpreendente como uma pequena ideia pode rapidamente fazer a produtividade aumentar e contribuir para um judiciário cada vez melhor”.
De acordo com a Assessoria de Estatística e Gestão Estratégica, a participação dos integrantes dos quatro workshops, seja do grupo de diretores de Varas ou de Juízes Federais, foi positiva e construtiva: “Há depoimentos de que algumas Varas já estão aproveitando a troca de experiências e adotando as boas práticas de aplicabilidade imediata, compartilhadas via rede. Outro fator importante é que foram recebidas diversas sugestões para que essa atividade seja estendida às Varas de outras especialidades”.
Mônica Gifoli
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1563 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br