O objetivo foi compartilhar experiências
A convite da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o servidor do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Dawid Carvalho de Souza, diretor da Secretaria de Processamento Geral da Presidência, esteve em Brasília entre os dias 22 e 24 de novembro, para participar de reuniões no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
O objetivo da visita foi o de compartilhar com o TRF1 as experiências obtidas pelo TRF3 com a implantação do mutirão “Judiciário em Dia”, uma parceria do CNJ, do Conselho da Justiça Federal (CJF) e dos TRFs.
Segundo Dawid Carvalho de Souza, a visita serviu para apresentar uma visão geral do mutirão do TRF3 e esclarecer dúvidas. “Levei toda a nossa experiência, em todos os campos, aquilo que tivemos dificuldades e o que eles poderiam fazer para evitar determinadas situações, e o que tem dado certo aqui no Tribunal”, afirma o diretor. Ele se reuniu com representantes da Secretaria Judiciária (SECJU) e do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (CENAG), também visitou uma Coordenadoria de Turma e três Gabinetes.
O diretor aproveitou para apresentar desde como requisitar os processos dos gabinetes até a questão das sessões de julgamento. Seguem abaixo alguns tópicos conversados:
- tempo de preparação
- recomendações gerais
- sobrestamento dos feitos com lançamento de fase no sistema
- espaços físicos
- motivação da equipe
- coordenadorias
- certidões de inteiro teor e de objeto e pé
- juntada de petições
- certificação física nos autos
- sustentações orais
- informática
- ramais telefônicos
- pedidos de material e informática
- conciliação
- controle de processos
- atribuição dos processos
- etiquetagem
- triagem prévia
- servidores
- estagiários
- treinamento nos sistemas
- atendimento a advogados e partes
- impedimentos
- decisões monocráticas
- banco de dados/modelos de decisões
- divergências
- fechamento de “bloco de pauta”
- intimação de pauta
- imprensa
Em seu relatório, Dawid Carvalho destacou a boa receptividade e o grande aproveitamento no compartilhamento de ideias. “Acho que foi bem interessante para todos, uma troca de experiências”, conclui.
Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1101 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br